As NVIDIA GeForce RTX 40 vão duplicar (ou mais) a performance

Verdade seja dita, é difícil de acreditar que as placas gráficas RTX 30 da NVIDIA já estão no mercado há mais de um ano… E que apesar de todo este tempo após o lançamento dos primeiros modelos, é ainda uma missão quase impossível meter as mãos numa única unidade, qualquer que seja a sua gama de preço. Mas é mesmo verdade!

Dito tudo isto, agora que estamos a caminhar para o ano e meio de placas RTX 30 no mercado, quem estava interessado numa placa gráfica de nova geração, está agora um pouco mais interessado no que vem a seguir. Ou seja, nas NVIDIA GeForce RTX 40, que por sua vez prometem um aumento de performance extremamente agressivo, de forma a responder ao que a AMD anda a ‘magicar’ com a sua nova arquitetura RDNA 3.

Vai ser uma luta intensa!

As novas NVIDIA GeForce RTX 40 vão duplicar (ou mais) a performance

RTX 30, NVIDIA

Portanto, segundo os mais recentes ‘leaks’ de informação e mais variados rumores na indústria, a NVIDIA vai fazer o tudo por tudo para se manter à frente da velha rival AMD. Uma rival, que como deve saber, sempre se manteve muito ativa no campo das placas gráficas, com recursos bastante mais limitadas face à NVIDIA. Pois bem, os recursos da AMD são agora muito maiores, e a sua vontade de ganhar quota de mercado também. Por isso, a NVIDIA precisa de se esmerar para continuar a reinar este competitivo, e super lucrativo mercado…

E segundo o que sabemos, é exatamente isso que vai fazer com a sua próxima geração de placas gráficas RTX 40.

Dito tudo isto, segundo Greymon55, as novas placas gráficas da NVIDIA, conhecidas como RTX 4000, vão trazer um aumento muito significativo na performance. Ou seja, uma duplicação daquilo que podemos encontrar na atual gama RTX 30. Contudo, isto vai trazer um preço, com uma duplicação do consumo energético do GPU, agora baseado na arquitetura Ada Lovelace.

Assim, de forma a acompanhar os esforços da AMD, a NVIDIA vai deixar a eficiência energética em segundo plano, com uma RTX 4080 que pode muito bem obrigar ao uso de uma fonte de 1000W ou mais. Ao fim ao cabo, a RTX 3080 já é bastante capaz de chegar aos 320W de pico de consumo! Por isso, uma duplicação deste valor, equivale a uns incríveis 640W. Como é óbvio, como temos ainda de alimentar o resto do sistema, não é descabido ver um futuro em que um sistema de nível entusiasta, irá necessitar de uma fonte de pelo menos 850W ou 1000W.

Aliás, estamos a falar de uma geração de placas que já deverá vir equipada com o conector PCIe Gen 5, que através de um único cabo, já consegue oferecer 600W de energia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É este o futuro do mundo do PC Gaming? Um consumo “à homem grande”? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também