O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming de música em todo o mundo. Aliás já o era, mesmo antes de ter apostado no mundo dos podcasts. No entanto, não quer ficar de braços cruzados e quer aumentar a participação de mercado de 32%. Agora e para garantir que isso acontece mesmo resolveu aventurar-se no mundo dos audiobooks. Para isso adquiriu a Findaway por um preço que não foi revelado. É sem dúvida um segredo que a Spotify conseguiu esconder para crescer ainda mais.
Spotify: foi revelado o novo segredo para crescer ainda mais!
É verdade que a Findaway não é uma app de streaming. No entanto, opera em vários negócios relacionados com audiobooks. Distribuiu-os para várias plataformas e permite aos criadores criarem os seus próprios livros através do serviço Findaway Voices. Ou seja, esta foi uma aquisição perfeita para o Spotify e um segredo bem guardado. Isto porque vai atrair autores, editoras e consumidores. A indústria dos audiobooks deve atingir os 15 mil milhões em 2027 e como tal o Spotify quer contar com esses lucros para o crescimento.
Neste momentos os líderes de streaming no campo dos audiobooks incluem a Amazon, Scribd e a Google. Com esta aquisição o Spotify será outro dos fortes concorrentes. Agora e tendo em conta as formalidades neste tipo de aquisições, os audiobooks devem chegar à plataforma em 2022.
Mas esta não é a única novidade a chegar ao Spotify.
Por vezes e no meio de tanta variedade não é fácil encontrarmos músicas novas para ouvir. Isto apesar de todas as playlists e sugestões que esta plataforma nos dá. Foi exatamente por isso que nasceram os Spotify Charts. Na prática permitem conhecer o ranking das músicas mais populares de várias cidades em todo o mundo. Também as músicas mais populares por género musical, assim como uma grande quantidade de dados e ferramentas úteis para artistas e ouvintes.
Descubra as músicas mais ouvidas em Lisboa
Os novos “Spotify Charts” estão disponíveis a partir de hoje para todos os utilizadores, artistas e criadores em Spotify for Artists e através do site www.spotifycharts.com.
Vamos então olhar para tudo o que esta novidade tem para oferecer.
Em primeiro lugar temos as playlists locais e “pulse”. As playlists segmentadas por cidades do Spotify baseiam-se na música que é popular entre os ouvintes de mais de 200 cidades, entre as quais está Lisboa. Além disso, as playlists “pulse” analisam a popularidade de cada música entre os ouvintes de cada cidade em comparação com a sua popularidade em todo o mundo, de forma mostrar o gosto único e distinto dos ouvintes de cada cidade.
Temos também as Playlists por género musical. Elas ajudam os fãs de música a estarem atentos aos seus artistas favoritos. Todas as semanas, as playlists de Spotify têm as melhores 200 músicas de 17 géneros, classificando-as de acordo com o contexto das playlists dos utilizadores e a análise dos editores.
Estão também disponíveis as playlists de artistas. São atualizadas todas as sextas-feiras com os 200 artistas a nível mundial, que permite que os fãs possam observar a ascensão dos seus artistas favoritos.
A outra novidade diz respeito aos dados das playlists de êxitos e créditos dos compositores. Em conjunto com as novas playlists de êxitos, há novos dados. Agora, os artistas e fãs podem ver as datas de entrada nas playlists, as posições máximas e o comportamento das músicas através de uma visão ampliada. Desta forma, o Spotify incluiu os créditos dos compositores e produtores em todas as músicas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!