AMD vs NVIDIA: Guerra da nova geração de placas já começou!

Como deve saber, a NVIDIA vai lançar um pequeno ‘refresh’ à sua atual gama de placas gráficas na CES 2022, em Janeiro. Mas verdade seja dita… Como a crise de produção apenas deverá começar a dar tréguas algures no verão de 2022, os entusiastas do mundo do PC Gaming já estão a olhar para o que vem a seguir. Ou seja, as AMD Radeon RX 7000 e NVIDIA GeForce RTX 40.

E ainda bem que assim é, visto que as hostilidades até já começaram!

AMD vs NVIDIA: Guerra da nova geração de placas já começou!

AMD vs NVIDIA

Portanto, temos novos ‘leaks’ e rumores à volta da nova geração de placas gráficas, ou seja, as AMD Radeon RX 7000 baseadas na arquitetura RDNA 3, e as NVIDIA GeForce RTX 40 baseadas na arquitetura Ada Lovelace.

A nova informação chega-nos através de uma fonte que raramente se engana quando o assunto são placas gráficas, por isso, apesar de serem ainda rumores, já podemos começar a olhar para o que está acontecer, com olhos de ver. Mas vamos por partes.

AMD Radeon RX 7900 XT

Ao que tudo indica, a Radeon RX 7900 XT vai ser baseada no GPU Navi 31 (RDNA 3), com a AMD a abandonar a antiga nomenclatura CU (Computing Units) para apostar na WGP (Work Group Processors). Porquê? Bem, a RX 7900 XT vai apostar num design MCM (Multi-Chip Module), o que por sua vez vai resultar num aumento muito agressivo no número de processadores shaders.

Entretanto, ao que tudo indica, o novo GPU vai ter dois IPs chave, um GCD (Graphis Core Die) de 5nm, e ainda um MCD (Multi-Cache Die) de 6nm. Ambos produzidos nas linhas da TSMC.

Ao tudo, isto vai resultar numa placa gráfica com 15,360 núcleos de processamento, o que por sua vez significará qualquer coisa como 75 TFLOPs de performance. Ou seja, um aumento de 226%, relativamente à atual RX 6900 XT. É a loucura!

NVIDIA GeForce RTX 4090

Segundo o que sabemos, a NVIDIA vai voltar para os braços da TSMC, para dar uso ao processo de 5nm. Ou seja, vai ser um adeus à Samsung e às suas problemáticas linhas de produção.

Isto vai resultar num GPU topo de gama AD102 capaz de chegar aos 2.5 GHz, com 18432 núcleos de processamento CUDO, o que por sua vez significa qualquer coisa 85~92 TFLOPs de performance computacional. Mais uma vez, isto também significa mais que uma duplicação da performance, relativamente à placa topo de gama atual da NVIDIA. E segundo os dados em cima, também significa uma gama de placas NVIDIA mais poderosa em comparação direta ao que a AMD tem para oferecer.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai ser uma guerra bem interessante! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também