Pensava que o ‘velhinho’ disco rígido (HDD) iria desaparecer sem deixar rasto, para dar todo o espaço ao mundo dos SSDs? Bem… Estava muito enganado! Afinal de contas, o HDD ainda é a solução caso queira armazenar muita informação, durante muito tempo.
Além disso, as grandes fabricantes deste componente continuam a apostar no desenvolvimento, trazendo novas tecnologias para o velho disco magnético. De forma a tentar manter o HDD relevante, no mercado empresarial, mas também no tradicional de consumo.
Mas vamos por partes.
Discos Rígidos (HDD) NMVe? Estão a caminho!
Muito recentemente, a Seagate demonstrou um disco rígido capaz de se conectar através da interface NVMe, na conferência OCP (Open Computing Project). Dito isto, usar uma conexão PCIe, super rápida, para um disco mecânico, pode parecer um pouco contraprodutivo, visto que vamos limitar significativamente a interface, no campo da velocidade. No entanto, existem outras vantagens!
À primeira vista, a ideia de um HDD NVMe pode parecer estranha, visto que o mercado tem estado todo a mudar para os SSDs, devido à sua superior velocidade de leitura e de escrita.
Ou seja, um SSD, consegue sempre ler e mover dados mais rapidamente, que até o melhor dos HDDs. Pois bem, na verdade, neste caso, a utilização da interface NVMe, e consequente uso das linhas PCIe, não tem nada a ver com a velocidade. Segundo a Seagate, a ideia aqui é reduzir custos e apostar na simplicidade. Isto porque, desistir do SATA para apostar no NVMe, significa que vão ser necessárias menos peças móveis dentro do HDD, o que por sua vez baixa o custo de produção, e aumenta a longevidade da drive.
Curiosamente, segundo a Seagate, esta mudança também irá resultar numa queda no consumo de energia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!