Se por acaso está a pensar fazer upgrade para a nova plataforma Intel Alder Lake (Core 12000), não precisa apenas de trocar de processador e de motherboard. Ao fim ao cabo, mesmo que opte por uma versão DDR4 das novas motherboards LGA1700, é provável que também tenha de acabar por ter de trocar um outro componente, o cooler do CPU.
Afinal de contas, segundo o que tem vindo a público, nem os kits de compatibilidade oferecidos pela grande maioria das marcas, estão a ‘safar’ a 100% a situação.
Alguns dos coolers mais populares têm de dizer adeus à Intel
Portanto, segundo o Guru3D, e aparentemente, é um fenómeno que afeta mais as motherboards da ASUS, temos vários coolers com kits oferecidos pelas marcas, a serem parcialmente, ou completamente incompatíveis com a mais recente plataforma da Intel.
Isto inclui muita da oferta da Noctua, onde temos de incluir o NH-D15, NH-U12S, e NH-U12A. Coolers que já estão no site da fabricante como completamente incompatíveis com as motherboards ASUS Z690 e B660. Porquê? Aparentemente, partes destes coolers batem nas VRMs, ou seja, é fisicamente impossível montar o componente na motherboard.
Num modelo específico da ASUS, a Z690G Gaming WiFi, o cooler tapa completamente um dos slots PCIe x16. Ou seja, impossibilita o uso do slot PCIe 5.0 da board de nova geração.
Infelizmente, os problemas não estão apenas nos coolers da Noctua, e também aparecem em mais motherboards fora do ecossistema ASUS. Ao fim ao cabo, muitos são os casos em que a superfície de refrigeração do cooler não consegue espalhar de forma conveniente a pasta térmica em cima do processador. O que por sua vez, acaba por oferecer um desempenho muito abaixo do esperado.
Em suma, é boa ideia comprar um cooler novo, se por ventura está a pensar montar uma máquina baseada num processador Intel Core 12000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava a pensar aproveitar o seu cooler? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!