Há alguns dias atrás, mais ou menos na altura em que a Intel colocou os novos Core 12000 Alder Lake-S nas prateleiras, a equipa de OC da Gigabyte veio para a Internet, vangloriar-se por um novo recorde mundial.
Afinal de contas, segundo todas as informações que tínhamos disponíveis na Internet, todas elas verificadas e aprovadas, a equipa tinha conseguido chegar aos 8GHz, num dos novos CPUs Intel Core 12000, em conjunto com uma motherboard e RAM DDR5 da marca da ‘casa’.
No entanto, parece que não… É tudo mentira, com algumas acusações de batota à mistura.
Gigabyte chegou aos 8GHz com um 12900K. Mas o CPU-Z diz que foi batota
Portanto, depois de a Gigabyte ter feito um ‘show’ com os seus 8GHz, o developer responsável pelo projeto CPU-Z veio a público afirmar que o resultado é falso. Ou seja, que a equipa de OC aproveitou uma falha no algoritmo de validação do CPU-Z, para publicar o resultado. Falha essa, que a equipa anda a tentar aproveitar há algum tempo.
Assim, neste momento, o ‘recorde’ foi invalidado, e como tal, temos uma espécie de mini problema no meio. É que segundo novas informações, esta não foi a primeira vez que a equipa de OC (HiCookie + Gigabyte) tentou publicar resultados de overclock falsos na plataforma. Ao fim ao cabo, parece que a mesma coisa aconteceu na altura do lançamento dos AMD Ryzen 5000! Neste caso, relativo à plataforma Zen 3 da AMD, a Gigabyte publicou um resultado de 6.3GHz, quando na realidade, apenas tinha chegado aos 5.6Ghz.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Onde está o problema? A Gigabyte deveria ser ‘castigada’ ao tentar aprovar resultados de OC, que sabe serem falsos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!