Nothing Ear (1): Valem a pena neste mercado saturado?

Nothing Ear (1): Quando a Nothing apareceu, sendo fundada pelo muito popular cofundador da OnePlus (Carl Pei), é escusado dizer que se esperava algo em grande no mercado. Por isso, quando o primeiro produto da empresa foi anunciado, o que não faltou foi holofotes e cobertura mediática.

Mas… Começar uma aventura com um par de earbuds TWS?

Um dos mercados mais saturados da atualidade? Terá sido uma boa ideia? São alguma coisa de jeito? Bem, vamos por partes!

Nothing Ear (1): Valem a pena neste mercado saturado? Sim!

Portanto, a Nothing, obviamente para se diferenciar de tudo o que já podemos encontrar no mercado, preferiu um design semi-transparente, bastante diferente do habitual, que até passa uma imagem mais ‘funky’ ou ‘cyberpunk’.

Afinal, é fácil ver tudo o que se passa dentro de cada earbud, o que claro está, também passa a ideia de tudo ter sido bem construído! Afinal de contas, se está tudo à vista, a arrumação é obviamente essencial. (Já tentou montar um PC e depois meter a tampa traseira da caixa? Nem sempre é uma missão bem sucedida ahah)

Contudo, isto conta muito pouco num mundo dominado pelos AirPods da Apple, e com tantas alternativas de grandes marcas, a preços apelativos, como é o caso da Sony, Bose, Huawei, Samsung, etc… Por isso, é boa ideia dar atenção onde esta é mais necessária, ou seja, na qualidade de som!

Afinal de contas, estamos a falar de um produto de 99€, que tem pesos pesados pela frente.

Especificações:

  • Conectividade: Bluetooth 5.2, SBC, AAC
  • Autonomia: 4 horas com ANC (+ 24 horas com a caixa) / Carregamento via USB-C ou Qi
  • Dimensões: 28.9 x 21.5 x 23.5mm
  • Tamanho da caixa: 58.66 x 58.6 x 23.7mm
  • Peso: 4.7g cada bud, 57.4g caixa
  • Driver: 11.6mm

Performance, Conforto e Funcionalidades

Como já deve ter percebido pelas fotos, apesar do design transparente, a verdade é que o seu formato não foge muito à regra. Mas lá está, não é preciso fugir à regra, se estas forem bem cumpridas. É que no campo do conforto, os Nothing Ear (1) são dos melhores earbuds que tive o prazer de experimentar em 2021. 

É muito fácil utilizá-los durante a totalidade da sua autonomia de bateria (~4 horas com ANC ligado no máximo). Entretanto, a caixa, que por sua vez é capaz de os carregar até um máximo de 6 vezes (+24h), é também pequena e super leve.

Curiosamente, apesar do preço, temos aqui suporte a carregamentos sem fios! Que caso não saiba, não é um dado adquirido, nem nas gamas mais altas neste mundo dos earbuds sem fios.

Entretanto, temos suporte a Bluetooth 5.2, com acesso aos standards SBC e AAC. No entanto, apesar da sua conectividade recente, infelizmente, os Nothing Ear (1) apenas se ligam a um aparelho de cada vez.

Ainda assim, o emparelhamento é muito facilitado, sendo possível utilizar apenas um earbud, se assim o desejar. (Suporte a Google Fast Pair)

Para os controlar, apenas tem de usar os tradicionais toques, que podem ser mudados através da App Ear (1). A App também demonstra os níveis de bateria, permite uma personalização (limitada) do Eq, e também da capacidade do ANC.  Como na grande maioria dos earbuds de gama alta, temos aqui sensores capazes de parar a música, ou de a retomar, caso remova ou volte a colocar os buds.

Quanto à performance propriamente dita, temos uma experiência de som muito equilibrada, com um bass muito satisfatório, especialmente se escolher o Eq. Extra Bass na app mencionada em cima. Muito resumidamente, não vão tocar na qualidade de som que rivais como os Sony WH-1000XM4 são capazes de oferecer, mas, também não ficam muito longe, isto ao mesmo tempo que custam 1/3 do preço.

No campo do ANC (Cancelamento de Ruído Ativo), a performance é satisfatória se por ventura for na rua e não quiser ouvir os carros a passar ao seu lado. Mas se alguém estiver a falar consigo, ou a falar com outra pessoa perto de si, é muito provável que os consiga ouvir.

Entretanto, se está à procura de uns fones que também sejam capazes de oferecer uma boa qualidade em chamada, também tem aqui uma excelente opção.

Em suma, por 99€, valem muito a pena.

Conclusão

Os Nothing Ear (1) são um excelente esforço da recentemente fundada empresa de Carl Pei. Oferecem um design que salta à vista, um bom leque de funcionalidades, muito conforto em longas sessões de utilização, carregamento sem fios, e uma performance muito decente face ao seu preço.

Pode ficar a saber mais sobre o produto aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também