Em Julho o WhatsApp começou a adicionar suporte para múltiplos dispositivos. Uma função que já era pedida há muitos anos. No entanto, isto só estava disponível para alguns. Agora esta novidade já está a chegar à maioria dos utilizadores do WhatsApp como revela o site WaBetainfo.
Grande novidade do WhatsApp já está ativa para alguns!
Até aqui tínhamos de nos inscrever manualmente no programa beta para utilizarmos esta função. Agora já não. Tudo é feito de forma automática e passamos a ter acesso à função multi-dispositivos.
Na prática o suporte para vários dispositivos permite que os utilizadores acedam ao WhatsApp noutros equipamentos sem exigir que o smartphone principal esteja ligado à internet. Os utilizadores podem ligar até 4 dispositivos diferentes que não sejam smartphones. Isto significa que ainda não podemos utilizar a mesma conta WhatsApp em mais do que um smartphone. No entanto, é possível fazê-lo em computadores.
Mas esta não é a única novidade a chegar ao WhatsApp. Teremos também a função de comunidade.
De acordo com o WABetaInfo a função de comunidades vais dar aos administradores dos grupos um maior controlo. É exemplo disso, a possibilidade de se criar grupos dentro dos grupos. Na prática a forma como os canais estão organizados no Discord.
Para além disso os administradores também vão poder enviar um link para a comunidade e começar a convidar outros elementos. Não se sabe ao certo como é que estes chats vão funcionar. No entanto, o site WaBetaInfo revela que serão encriptados ponto-a-ponto.
A primeira vez que isto foi descoberto
Foi em Outubro que o site XDA encontrou várias referências a isto na última versão beta v2.21.21.6 e revelou até as mensagens que estão associadas a várias entradas de código.
Ora todas elas indicam que de facto está a caminho uma nova função de comunidade. Agora a grande questão é como é que tudo isto vai funcionar em relação aos grupos. É que parecem existir muitos pontos em comum.
A função comunidade vai substituir os grupos?
Inicialmente pensou-se que sim. De algum modo faria sentido. No entanto, depois percebeu-se que não. É que as novas linhas de código que foram encontradas coexistem com as dos grupos o que parece indicar que teremos as duas funções em simultâneo. Aliás há uma das descrições que menciona os Grupos e também as Comunidades.
Mas afinal no que consiste esta função que vai atrair ainda mais utilizadores para o WhatsApp?
Não existe nenhuma informação oficial por parte do WhatsApp. No entanto, há desconfianças. As comunidades podem ser uma espécie de grupos do Facebook e funcionar como os canais do Telegram.
Por exemplo, é criada a comunidade Android ou Apple. Aí as pessoas vão poder falar sobre esses assuntos, mesmo que não se conheçam. Basta ingressaram na comunidade e pronto. Claro que haverá sempre um administrador ou mais para garantirem que as coisas não descambam. Seja como for este é sem dúvida um dos segredos mais bem guardados do WhatsApp e faz maravilhas pela plataforma. Isto porque não tenho dúvida que vai atrair muitos utilizadores.
Aliás as informações que circulam na Internet falam também de um widget implementado nas páginas e que leve diretamente as pessoas para estes grupos. Ou seja, no fundo o que é possível fazer com o Telegram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!