Como deve saber, a Intel não tem tido uns anos fáceis, no campo da segurança dos seus processadores. Um fantasma que voltou agora a aparecer na famÃlia Haswell (Core 4000).
Afinal de contas, foi agora descoberta uma nova vulnerabilidade dentro do controlo do iGPU destes processadores, que aparentemente, apenas acontece quando a API DirectX 12 é carregada.
Intel desativou a API DirectX 12 em processadores antigos
Portanto, para tentar resolver o problema, a Intel desativou a API. Desta forma, a começar a partir da driver 15.40.44.5107, todas as aplicações que apenas corram em modo DirectX 12, deixaram de funcionar nos GPUs Iris Pro Graphics 5200/5100, HD Graphics 5000/4600/4400/4200, etc… Mas eis o que a equipa responsável pelas drivers disse:
“Uma vulnerabilidade de segurança nas iGPUs Intel Graphics pode dar acesso privilegiado a atacantes, nos processadores Intel Core de quarta geração. Para contrariar este desenvolvimento, a Intel lançou uma atualização de software de forma a mitigar esta potencial vulnerabilidade. O que muito resumidamente, significa que estes processadores deixaram de ter capacidades DirectX 12.”
Entretanto, isto não significa que fique completamente fora do carrossel DirectX 12, se tiver um processador Intel mais antigo. Visto que uma das soluções da Intel, passa por fazer downgrade para uma versão mais antiga das drivers, caso precise mesmo de utilizar uma aplicação DirectX 12. É uma solução ‘chata’, mas ao menos existe forma de não ficar ‘preso’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem um Intel Core 4000 no seu computador? Isto vai afetá-lo de alguma maneira? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!