Placas Gráficas: O fim do mining só irá acontecer em 2022

O fenómeno do mining de criptomoedas via placas gráficas já perdeu um pouco da sua força ao longo deste estranho ano de 2021. No entanto, a grande mudança que deverá resultar, finalmente, num abandono deste tipo de hardware, parece ainda estar um pouco longe.

Estamos obviamente a falar do Ethereum v2.0, que tem de ser precedido pelo “The Merge“, que ao que tudo indica, apenas irá acontecer algures em 2022.

Placas Gráficas: O fim do mining só irá acontecer em 2022

RTX 30, NVIDIA

Portanto, a mudança está realmente a caminho, mas ainda vamos ter de esperar mais um pouco até vermos o mundo do mining a perder alguma força no mercado de placas gráficas.

Isto é curioso, porque desde o início do ano, que andamos à espera que as coisas mudem no mundo do mining de Ethereum, com a expetativa de que o sistema mude para um mecanismo de consenso, em vez do atual modelo ‘proof-of-work’, que claro, para funcionar, precisa de placas gráficas poderosas e sedentas de energia.

O que é o The Merge?

Também conhecido como “The Docking”, é um fenómeno que terá de acontecer antes da esperada evolução do sistema Ethereum para a sua versão 2.0. O que acontece aqui? Bem, estamos a falar de uma série de atualizações, que vão transformar o sistema, de forma a que este seja mais seguro, mais escalonável, e mais eficiente.”

Na verdade, isto significa que o sistema Mainnet do Ethereum se vai juntar ao Beacon Chain, que por sua vez, é uma espécie de um novo motor para o algoritmo. Daí o “Merge”, a unificação de dois sistemas diferentes, que, esperemos, dê origem a algo realmente revolucionário, e que por amor da Santa, finalmente deixe as placas gráficas em paz.

Quando é que vai acontecer a mudança? 

Ao que tudo indica, algures a meio do próximo ano. Ou seja, com potenciais atrasos à mistura, diria terceiro trimestre de 2022. Curiosamente, a mesma exata altura em que os efeitos da crise de produção deverão começar a desaparecer. 

Consegue imaginar o fim do sistema de mining atual, em conjunto com um aumento da disponibilidade de placas no mercado? (Ou seja, uma inundação no mercado de usados?)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está farto do mining? Ou é fã do sistema e até tem uma rig de mining em casa? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também