Google Fotos acaba de ganhar mais uma bela função!

O Google Fotos é sem dúvida uma excelente aplicação para não perdermos nenhuma memória. Aliás se não fosse assim quando o armazenamento ilimitado gratuito desapareceu, muitas pessoas tinham fugido para sempre. No entanto, há que manter os utilizadores interessantes. Dito isto, o Google Photos adicionou agora um novo botão que vai ser muito útil. Vamos então olhar para a nova função do Google Fotos.

Google Fotos acaba de ganhar mais uma bela função!

Esta função foi inicialmente revelada pelo canal russo Google News no Telegram. Entretanto a esta revelação seguiram-se vários testemunhos na forma de confirmação. O novo botão surge entre as opções de Adicionar ao Álbum e Mover para o Arquivo. Chama-se Mais como esta e analisa a foto em questão e procura por outras semelhantes na biblioteca do Google Fotos. Isto pode ser útil se estivermos à procura de uma foto específica, mas só conseguimos encontrar outra parecida.

Esta novidade não é de todo estranha no universo do Google Fotos, especialmente ao nível da inteligência artificial. Por exemplo, já podemos entrar na secção de Pesquisa da aplicação e encontrar imagens usando filtros como idade, localização ou até mesmo pelas coisas que estão na imagem. Entretanto, podemos separar fotos de parques, escolas, carros, comida, animais… praticamente tudo o que se possa pensar.

Infelizmente, parece que este lançamento não está propriamente relacionado com a versão da app. Assim parece ser algo do lado do servidor. É que mesmo com a versão mais recente esta opção não aparece. Entretanto é provável que chegue primeiro aos utilizadores do Google Pixel com Android 12. Isto porque normalmente recebem primeiro as novidades.

Apesar desta ser uma novidade interessante não é a única a chegar nos próximos tempos a esta app!

Um dos grandes desafios na fotografia, especialmente quando se tratam de smartphones, é o equilíbrio de brancos nos diferentes tons de pele. Por exemplo, alguém com um tom de pele mais escura pode perder brilho no rosto quando se tira a foto com um céu brilhante por trás. Ora a Google deu muita atenção a isto no Pixel 6 e foi assim que nasceu a tecnologia Real Tone. Na prática corrige o problema com os tons de pele nas fotos.

Google Fotos Pixel 6

Na prática, esta função utiliza um mecanismo de deteção de face atualizado que também deteta as condições de luz. Assim, os efeitos que podem levar a que os tons de pele no rosto não sejam reais são removidos e obtemos uma foto com excelente qualidade ao mesmo tempo que se diminui eventuais problemas com a exposição. Entretanto o Real Tone não vai ficar limitado ao Pixel 6 mas vai chegar também ao Google Fotos. Será integrado na funcionalidade de melhoria automática.

True Tone

Para além do Real Tone há outra função muito interessante chamada Magic Eraser.

Como o próprio nome deixa adivinhar passamos a ter uma espécie de borracha que permite apagar elementos não desejados numa fotografia.

O funcionamento é muito simples. Selecionamos um objeto numa foto e apaga-se. Entretanto a inteligência artificial preenche esse espaço para que fique tudo perfeito. Um aspeto muito interessante é que ele até deteta os conteúdos que poderemos querer remover de forma automática. Por exemplo, se a imagem está focada em duas pessoas que estão na fotografia, o Magic Eraser sugere remover outras.

Google Fotos Pixel 6

Esta função não é nova. De facto, já vimos algo semelhante na app de Galeria da Samsung bem como noutros fabricantes. No entanto, considerando o chip Google Tensor e a forma como a Google cria os algoritmos tenho a certeza que temos excelente resultados. Esta também será uma novidade a caminho do Google Fotos. No entanto, só deve chegar mais para o início de 2022.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também