Novo Adobe Lightroom acaba de ficar uma bomba no Android!

O Adobe Lightroom é uma app que muitos utilizadores não dispensam para retocarem as suas fotografias. Ora se esta app já funcionava bem e com excelentes resultados, agora acaba de ficar muito melhor. Vamos então olhar para o que mudou no novo Adobe Lightroom!

Novo Adobe Lightroom acaba de ficar uma bomba no Android!

Logo à partida há um botão no novo Adobe Lightroom que permite criar múltiplas máscaras, incluindo as destinadas à Cor e Luz. Assim conseguimos aceder a esta função e transformar a fotos com um simples toque num botão.

Entretanto a última versão do Lightroom também vem com uma ferramenta alimentada por inteligência artificial que permite selecionar de forma automática o assunto ou o céu nas fotos para que um utilizador possa facilmente aplicar edições, conforme necessário. Atenção que esta função requer que os dispositivos tenham um mínimo de 6GB de RAM.

Novo Adobe Lightroom

Se esta novidade alimentada por IA funcionar como pretendido, vamos poupar muito tempo a editar certos tipos de fotos, particularmente as paisagísticas. De acordo com a Adobe, estas funcionalidades são “game-changers”, especialmente para utilizadores de smartphones com ecrãs mais pequenos.

Entretanto temos mais de 75 novas predefinições premium bem como um novo motor de recomendações que sugere as melhores predefinições baseadas nas escolhas da comunidade Lightroom.

As alterações estão disponíveis no Lightroom 7. Entretanto pode fazer o upgrade através da Google Play Store. Entretanto também está disponível para download aqui.

Já que falamos em Adobe saiba que as versões 2022 do Photoshop Elements e Premiere Elements já estão disponíveis para compra ou teste. Na prática a família Elements de produtos consiste em versões simplificadas em relação às originais. Deste modo são mais em conta e ao mesmo tempo mais fáceis de utilizar. Entretanto são também a única forma de se deitar a mão a uma licença perpétua do Adobe Photoshop ou do Premiere já que os outros produtos só estão disponíveis através de uma subscrição Creative Cloud.

Adobe Photoshop e Premiere Elements 2022 já disponíveis!

O Photoshop Elements e o Premiere Elements 2022 chegam com novas funções inteligentes alimentadas pela tecnologia Adobe Sensei. Para além disso têm um novo design que facilita a navegação.

No caso do Photoshop Elements, uma das novas funções é a possibilidade de se adicionar filtros às fotos que as transformam em verdadeiras obras de arte e estilos de arte populares. É possível aplicar estes estilos a toda a imagem ou apenas a partes. Na prática esta função é o que resta da app Prisma que era muito popular há alguns anos por aplicar filtros baseados em inteligência artificial.

Adobe Photoshop Elements,

Entretanto temos também uma nova função que permite aumentar o fundo de uma fotografia no Photoshop Elements. Para isto é utilizada uma tecnologia especial que permite duplicar ou alargar elementos. Entretanto é também possível formatar uma imagem para se enquadrar em todo o tipo de formas.

Por exemplo é possível fazer com que uma imagem surja refletida nuns óculos de sol. Também é possível adicionar pequenas animações para as imagens e transformá-las em vídeos em loop que podem ser partilhados online.

No caso do Premiere Elements é possível exportar vídeos de todas as proporções para diferentes redes sociais. Quem faz vídeos para o Instagram, IGTV e outros pode exportar o resultado final para a proporção correta. Entretanto é possível ajustar as sombras e destaques de um vídeo para tornar os assuntos mais visíveis.

As licenças individuais têm um preço a rondar os 99 Euros. No entanto existe um bundle onde pode levar tudo por 149 Euros. Estão disponíveis para Windows e macOS.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também