O Spotify é obviamente o rei do streaming de música, isto não é novidade para ninguém, mas faz ideia de quantos utilizadores estão subscritos à plataforma? Pois bem, segundo o último relatório da empresa, estamos a falar de 381 milhões de utilizadores ativos, um aumento de 19% face ao ano passado, e 4% relativamente ao segundo trimestre do ano.
Dito isto, destes 381 milhões de subscritores, 172 milhões têm uma subscrição Premium ativa, ou seja, pagam todos os meses para não terem acesso a publicidade, e claro, para ter acesso a outro tipo de funcionalidades que não estão disponíveis para o pacote grátis.
Mas se acha que o Spotify não gosta dos utilizadores ‘free’, está muito enganado, os anúncios estão a dar dinheiro a sério!
Spotify continua a crescer forte e feio! 400 milhões de utilizadores
Portanto, no aspeto financeiro da coisa, as subscrições suportadas por anúncios até parecem ser a maneira preferida de fazer dinheiro do Spotify, visto que esta área de negócio cresceu 75% relativamente ao ano passado.
Assim, tudo junto, a gigante do streaming de música online apresentou 2.5 mil milhões de euros em receitas, o que por sua vez significa um aumento de 7% relativamente ao trimestre passado, e um aumento de 27% relativamente ao ano passado.
Curiosamente, parece que a aposta nos podcasts está a valer muito a pena no mundo Spotify! Com a plataforma a contar já com 3.2 milhões de podcasts na sua biblioteca. Que por sua vez, estão a ganhar cada vez mais popularidade no mercado.
Assim, a empresa espera terminar o ano com 400~410 milhões de utilizadores ativos, onde 181 milhões serão subscritores Premium. Os ganhos deverão andar entre os 2.54 e 2.68 mil milhões de euros.
Entretanto, é também esperado que até ao fim do ano, o Spotify ofereça qualidade de CD, ou seja, audio lossless. É estranho não termos tido ainda nenhum anúncio nesse sentido… Mas uma promessa é uma promessa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É subscritor do Spotify? Ou preferes as plataformas rivais como o Tidal, ou Apple Music? Partilhe connosco a sua opinião, e experiência, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!