Gmail está pronto para nos salvar deste erro muito grave!

Muitos achavam que o email ia acabar devido a todas as plataformas de comunicação que temos neste momento. No entanto, isso não podia estar mais longe da verdade. O email vai continuar e com ele plataformas como o Gmail. De facto, este é um dos sistema mais poderosos de correio eletrónico. No entanto, nem tudo é perfeito, apesar da Google estar a fazer um esforço contínuo para melhorar o que não funciona bem. A propósito disto eis que o Gmail tem uma novidade que nos vai impedir de fazer um erro grave!

Gmail está pronto para nos salvar deste erro muito grave!

Se enviarmos um email sem o anexo prometido já pode ser bastante chato, muito pior do que isso é enviarmos uma mensagem com conteúdo sensível para a pessoa errada. Especialmente se for um colega. Estes tipos de erros podem ser embaraçosos mas inclusivamente terem custos para a empresa onde trabalhamos, sobretudo se nos enganarmos e enviarmos, sem querer, dados pessoais para terceiros.

É verdade que podemos voltar atrás nos envios em algumas plataformas, inclusivamente no Gmail. No entanto, isto nem sempre resulta.

Agora o Gmail vai implementar algumas formas de não nos enganarmos tanto quando enviarmos emails a várias pessoas ao mesmo tempo. Por exemplo, agora, sempre que adicionarmos alguém à lista de recipientes os endereços de email ou os nomes chegam igualmente com as imagens de perfil. Assim conseguimos ver logo, de forma mais visual, quem adicionámos.

Entretanto vai marcar as pessoas que já adicionámos para quem não haja hipótese de enviarmos a mensagem duas vezes para a mesma pessoa.

Mas há mais novidades. É possível definir uma nome especial para as pessoas na nossa lista de recipientes e esse será os nomes que as outras pessoas vão ver. Ou seja, é uma forma de mascarar os nomes verdadeiros.

Para além do que referi, quem utilizar o Gmail no trabalho tem ainda mais vantagens. Isto porque vai assinalar as pessoas fora da empresa, para que não aconteça enviar informações laborais para pessoas externas. Pelo menos, por acidente.

Estas novidades já estão a chegar a todos os utilizadores.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também