Atenção! Compras no Natal? Prepare-se para pagar muito mais!

É bom que neste Natal as pessoas comecem a pensar mais no verdadeiro significado desta época e menos na parte do consumo. Sim, é verdade que esta é uma ideia bastante romântica e que poucas vezes é colocada em prática. No entanto, só vos quero preparar para o que pode acontecer no mês de Dezembro. Os preços vão subir e muitos artigos de consumo, sobretudo a nível tecnológico, podem nem estar nas prateleiras. De facto, depois de uma pandemia que ninguém esperava, 2021 poderá ser o ano de compras de Natal mais estranho de sempre.

Atenção! Compras no Natal? Prepare-se para pagar muito mais!

Mas vamos começar pelo aumento de preços. A Salesforce que é uma empresa que faz dos CRMs mais poderosos do mundo e como tal está bem a par do que se passa com as empresas e com o consumo em geral, revelou as suas previsões para a temporada de compras de Natal do ano 2021. Apesar de existir uma boa movimentação de dinheiro, os consumidores, retalhistas e fornecedores deverão enfrentar um aumento dos custos e stock reduzido.

compras no Natal

Mas em quanto poderão ser os aumentos de preços?

Não é propriamente coisa pouca. De facto, com problemas de stock e custos mais elevados que potenciam a inflação e cortam as margens, são esperados preços mais elevados no retalho, a nível de mercadorias. Na verdade, a Salesforce projeta que os consumidores vejam um aumento de 20% nos preços durante a época natalícia e posteriormente. Ou seja ainda vamos andar a pagar mais durante algum tempo.

Os artigos mais procurados nas compras de Natal

Com o lançamento de tantos modelos novos ao longo deste ano, não há dúvida que os smartphones serão equipamentos muito procurados. O problema é que pode não haver nenhum para comprar. Nem smartphones nem outras coisas.

Agora e a reforçar ainda mais esta ideia está um novo estudo da Canalys. De acordo com as últimas informações, os envios de smartphones para distribuição caíram 6% no terceiro trimestre de 2021 comparativamente ao que aconteceu em 2020. Curiosamente isto acontece depois do mercado ter assistido a um crescimento de 27% no primeiro trimestre de 2021 e 11% no segundo! A razão disto não é não haver poder de compra nem vontade. É a escassez de componentes cada vez mais evidente! Assim podemos ter um Natal de 2021 sem smartphones nas prateleiras das lojas!

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

natal 2021 smartphones

Claro que com a escassez de chips os fabricantes não conseguem enviar tantos smartphones para distribuição. Ora o grande perdedor do terceiro trimestre de 2021 foi a Xiaomi. No entanto, com a Apple aconteceu o contrário. É que o canal de distribuição da Apple funciona realmente bem e graças a isto e ao facto de ter todos os componentes ao dispor recuperou a segunda posição nos rankings e passou de 12 a 15%. Curiosamente isto surge depois das informações que davam conta de muitos cortes na produção do iPhone 13.

A Samsung continua a ser o maior fabricante de smartphones do terceiro trimestre com uma participação de 23%. A mesma do ano passado. Já a Vivo e a Oppo subiram um pouco.

Entretanto, a Canalys não é a única empresa a falar da falta de equipamentos no mercado. A Counterpoint também apontou para uma quebra na distribuição que passa dos 9 para os 6%. Isto devido à falta de chipsets.

Mas o que significa isto?

Vai ser muito complicado encontrar-se smartphones nas lojas mais para o final do ano como revela o site AndroidAuthority. De facto, muitos fabricantes estão a receber menos do que três quartos das encomendas! Não só as empresas estão a receber menos chipsets como já há outros componentes a faltar.

Snapdragon, 888+

Quando é que a situação vai normalizar?

De acordo com a Canalys esta situação não se vai resolver muito depressa. Assim em 2022 vão continuar a existir problemas. Eventualmente as coisas só poderão melhorar no final do próximo ano. É sem dúvida uma grande dor de cabeça para fabricantes, mas também para os consumidores que quiserem comprar um novo smartphone.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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