Temos, finalmente, o primeiro benchmark com um Intel Core i9-12900K com overclock em cima! Pois bem, o novo topo de gama da Intel, que já bate o Ryzen 9 5950X em single-thread, sem grandes problemas, deu uma tareia massiva ao seu rival, com um OC de 5.2GHz. Mas… Chegou aos 330W para conseguir tal feito!
Intel Core i9-12900K chega aos 330W, quando o OC vai até aos 5.2GHz
Portanto, uma das grandes vantagem em ter um processador Intel Core desbloqueado (K), é conseguir retirar todos as gotas de performance possíveis e imaginárias. Pois bem, ao que tudo indica, temos muito sumo para espremer no novo i9-12900K. Vai é precisar de uma fonte de qualidade, bem como um cooler capaz de dissipar muito calor, porque este menino vai ser quente e comilão.
Afinal de contas, num novo ‘leak’, o Core i9-12900K, com a ajuda de uma motherboard Z690, foi capaz de chegar aos 5.2 GHz, em todos os núcleos, chegando também à marca dos 330W de consumo energético. Ora veja a performance do ‘bicho’:
Isto mete-o no Top 1 de todas as tabelas de performance, incluindo a multi-thread, onde até aqui, o 5950X era rei e senhor. Mais concretamente, estamos a falar de uma diferença de performance de 32% no teste single-thread, e 2% no teste multi-thread, relativamente ao CPU topo de gama da rival AMD.
Em suma, a Intel decidiu mandar a eficiência energética pela janela, para conseguir derrotar a rival. Se vale a pena? Apenas depende de si descobrir.