Que disco de travão deve escolher?! Liso, ranhurado ou perfurado?

Quanto chega a altura de trocar os discos de travão do seu carro, existem sempre algumas dúvidas relativamente à melhor opção para o seu veículo, e claro, para a sua forma de condução. Afinal de contas, com a chegada de imensas variantes distintas e até combinadas fica difícil decidir qual a melhor para cada uso.

Dito isto, se ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o seu tipo de condução, e carro, veio ao sítio certo. Vamos por partes.

Discos lisos ventilados!

discos de travão

Ora bem, atualmente, quase todos os carros na estrada utilizam discos de travão nos dois eixos do veículo. Onde, com a exceção dos supercarros, o mais comum são encontrar discos lisos ventilados. Pois bem, isto tem uma razão para acontecer.

Temos muitos benefícios neste tipo de discos:

  • Preço mais baixo e apelativo,
  • Maior Durabilidade,
  • Mais silenciosos,
  • Melhores para o dia-a-dia.

Contudo, nem tudo é bom, e até este tipo de disco liso tem pontos fracos. Estamos a falar da menor eficiência em expulsar os gases criados pela fricção entre o disco e as pastilhas, menor dissipação de calor efetiva, e claro, não são os melhores para quem está focado nas pistas de corrida.

Discos de travão perfurados!

Pois bem, além de um aspeto muito apelativo, e a sua aparição em grandes supercarros, a verdade é que este disco tem alguns pontos positivos como:

  • Maior ventilação dos gases,
  • Maior dissipação efetiva de calor.

No entanto, temos muito a falar quanto aos pontos negativos! Afinal, os discos perfurados apresentam algumas desvantagens, especialmente quando falamos da sua carteira. Como:

  • Instabilidade térmica
  • Preço alto
  • Criação de pontos fracos no disco

Em suma, saiba que cada perfuração feita neste disco, cria locais onde a estrutura fica mais frágil. Além disto, a maior dissipação de calor nos furos cria zonas no disco com temperaturas muito distintas. Desta forma, a probabilidade de rachas em uso extremo é mais elevada.

Discos de travão ranhurados!

Este tipo de disco de travão consegue, entre as três opções, oferecer muitos pontos positivos na travagem para o condutor mais exigente:

  • As ranhuras deixam as pastilhas sempre limpas
  • Não acumula pó nem gases
  • Desgaste das pastilhas é uniforme
  • Maior fricção

Como poderá ver para um uso extremo e para pistas estes discos podem mesmo ser a escolha ideal. Afinal de contas, oferecem mais benefícios quanto à travagem e até mais eficiência térmica. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e também temos pontos negativos aqui como:

  • Maior desgaste das pastilhas
  • Preço

Posto isto, em poucas palavras, podemos notar que para um uso “normal” a escolha de discos de travões lisos ventilados é a melhor opção para a grande maioria das pessoas. Além de manter todo o poder de travagem, vai manter também mais dinheiro no seu bolso, tudo devido ao menor desgaste das pastilhas e ao custo do próprio disco.

No entanto, não se esqueça que a utilização de boas pastilhas de travão e de bons pneus afeta imenso, senão ainda mais, o poder de travagem do seu carro. Afinal de contas, sem contar com temperaturas extremas a travagem num disco liso é praticamente igual às outras opções.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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