Quanto chega a altura de trocar os discos de travão do seu carro, existem sempre algumas dúvidas relativamente à melhor opção para o seu veículo, e claro, para a sua forma de condução. Afinal de contas, com a chegada de imensas variantes distintas e até combinadas fica difícil decidir qual a melhor para cada uso.
Dito isto, se ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o seu tipo de condução, e carro, veio ao sítio certo. Vamos por partes.
Discos lisos ventilados!
Ora bem, atualmente, quase todos os carros na estrada utilizam discos de travão nos dois eixos do veículo. Onde, com a exceção dos supercarros, o mais comum são encontrar discos lisos ventilados. Pois bem, isto tem uma razão para acontecer.
Temos muitos benefícios neste tipo de discos:
- Preço mais baixo e apelativo,
- Maior Durabilidade,
- Mais silenciosos,
- Melhores para o dia-a-dia.
Contudo, nem tudo é bom, e até este tipo de disco liso tem pontos fracos. Estamos a falar da menor eficiência em expulsar os gases criados pela fricção entre o disco e as pastilhas, menor dissipação de calor efetiva, e claro, não são os melhores para quem está focado nas pistas de corrida.
Discos de travão perfurados!
Pois bem, além de um aspeto muito apelativo, e a sua aparição em grandes supercarros, a verdade é que este disco tem alguns pontos positivos como:
- Maior ventilação dos gases,
- Maior dissipação efetiva de calor.
No entanto, temos muito a falar quanto aos pontos negativos! Afinal, os discos perfurados apresentam algumas desvantagens, especialmente quando falamos da sua carteira. Como:
- Instabilidade térmica
- Preço alto
- Criação de pontos fracos no disco
Em suma, saiba que cada perfuração feita neste disco, cria locais onde a estrutura fica mais frágil. Além disto, a maior dissipação de calor nos furos cria zonas no disco com temperaturas muito distintas. Desta forma, a probabilidade de rachas em uso extremo é mais elevada.
Discos de travão ranhurados!
Este tipo de disco de travão consegue, entre as três opções, oferecer muitos pontos positivos na travagem para o condutor mais exigente:
- As ranhuras deixam as pastilhas sempre limpas
- Não acumula pó nem gases
- Desgaste das pastilhas é uniforme
- Maior fricção
Como poderá ver para um uso extremo e para pistas estes discos podem mesmo ser a escolha ideal. Afinal de contas, oferecem mais benefícios quanto à travagem e até mais eficiência térmica. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e também temos pontos negativos aqui como:
- Maior desgaste das pastilhas
- Preço
Posto isto, em poucas palavras, podemos notar que para um uso “normal” a escolha de discos de travões lisos ventilados é a melhor opção para a grande maioria das pessoas. Além de manter todo o poder de travagem, vai manter também mais dinheiro no seu bolso, tudo devido ao menor desgaste das pastilhas e ao custo do próprio disco.
No entanto, não se esqueça que a utilização de boas pastilhas de travão e de bons pneus afeta imenso, senão ainda mais, o poder de travagem do seu carro. Afinal de contas, sem contar com temperaturas extremas a travagem num disco liso é praticamente igual às outras opções.
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