Dragon Age 4 disse adeus à PS4 e Xbox One. Princípio do fim?

Não é novidade para ninguém, que eventualmente, vamos começar a ver menos jogos a serem lançados para a ‘velha’ geração de consolas, ou seja, para a PlayStation 4 e Xbox One.

Aliás, se não fosse a atual crise de produção provocada pela pandemia de COVID-19, é muito provável que vários dos projetos já anunciados, tivessem cortado estas consolas logo à nascença.

Isto mesmo no caso da Sony, que parece estar a aproveitar o sucesso de vendas que foi a PS4, para compensar os números ainda baixos da PS5, ao lançar muitos dos seus exclusivos ‘next-gen’, na velha consola. (Há que fazer dinheiro não é verdade?)

Pois bem, parece que o fenómeno de abandono à antiga geração já começou a dizer um pequeno olá. Como é agora o caso da EA, uma das empresas que mais gosta de dinheiro da indústria, mas que em conjunto com a Bioware, decidiu desistir do hardware obsoleto para lançar um jogo realmente poderoso e inovador, na forma de Dragon Age 4 (PS5, Xbox SX/SS e PC).

Dragon Age 4 disse adeus à PS4 e Xbox One. Princípio do fim?

Portanto, a EA e a Bioware estão prontas a abraçar completamente as consolas de nova geração, expulsando de casa as velhas PS4 e Xbox One. Ou seja, é muito provável que Dragon Age 4 seja um exclusivo ‘next-gen’! Contudo, isto ainda não é 100% certo, porque o projeto tem sofrido com vários adiamentos, devido ao abandono de vários elementos críticos do staff.

Algo curioso, visto que o desenvolvimento começou em 2015, com o nome de código ‘Joplin’. No entanto, com Mass Effect: Andromeda a demonstrar vários problemas, a equipa da Bioware decidiu concentrar-se completamente no projeto que tinha de chegar ao mercado mais cedo. Curiosamente, a mesma coisa aconteceu com Anthem em 2018, o que por sua vez levou ao cancelamento de DA 4, e consequentemente ao abandono de vários figuras chave da saga de videojogos.

Mas aqui temos de ser realistas, como o jogo a ser retomado ‘agora’, este ainda está numa fase de desenvolvimento muito inicial. Por isso, é óbvio que a meta é lançar apenas nas consolas de nova geração.

Desta forma, é possível garantir um projeto com mais qualidade, e claro, menos trabalhoso devido à eliminação de ports duvidosos. Em suma, isto não é bem um abandono das consolas de nova geração! Visto que em 2024 ou 2025, ninguém se vai lembrar da sua existência… A não ser que a crise de produção dure até essa altura!

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também