A Nintendo Switch OLED chegou há alguns dias ao mercado! Contudo, o tema continua a ser exatamente o mesmo… Porque não temos uma Switch Pro em vez de uma “simples” Switch OLED?
Pois bem, ao que tudo indica, a gigante Japonesa andou mesmo a trabalhar arduamente numa versão ‘Pro’ para a sua consola. Mas devido às dificuldades de produção atuais, e como já estamos muito avançados no ciclo de vida da Switch (chegou em 2017), a Nintendo decidiu cancelar o projeto e focar-se a 100% no que vem a seguir… Ou seja, na Nintendo Switch 2!
Nintendo Switch 2 pode deixar para trás todos os jogos da Switch
Portanto, o projeto Nintendo Switch Pro não foi bem cancelado, foi mais… Transformado! Assim, o projeto vai dar agora origem à Switch de nova geração, que entretanto deverá ser conhecida como Switch 2, ou Switch 4K.
Quem o diz é o ‘insider’ NateDrake, que recentemente aproveitou o YouTube para partilhar o que sabe acerca daquilo que a Nintendo tem estado a fazer no mercado. (Link)
Assim, tudo indica que a nova consola portátil da Nintendo vai ser capaz de chegar aos 4K, graças a um novo SoC feito em parceria com a NVIDIA. O que por sua vez significa uso da tecnologia DLSS, que tanto sucesso tem feito no mundo dos computadores.
Curiosamente, alguns estúdios até já têm acesso a um kit de desenvolvimento para a ‘nova’ Switch. Que por sua vez é capaz de fazer output de imagem na tão desejada resolução 4K.
- (A Nintendo negou a existência destes devKits, mas a verdade é que a empresa nega sempre estes rumores. Mesmo que a sua veracidade seja óbvia.)
Switch 2? Muito bem! O que vamos ter de novo?
Pois bem, ao contrário do que tem sido habitual para as consolas da Nintendo, as equipas de desenvolvimento não estão apenas a trabalhar em jogos exclusivos. Desta vez, o foco é também fazer port de alguns dos jogos multiplataforma mais populares do mercado, que costumam ser um sucesso estrondoso nas consolas da Sony e da Microsoft.
Alguns destes projetos já estão em andamento, de forma a acompanhar o lançamento da consola no fim de 2022 ou início de 2023.
No entanto… A retrocompatibilidade parece ter ficado na gaveta!
Segundo as mais recentes informações, o salto qualitativo é tanto, que a Switch 2 não vai ser capaz de suportar todos os jogos lançados para a Switch original. No entanto, isto ainda não está confirmado, com o ‘leaker’ a afirmar que a Nintendo está a tentar resolver o problema.
Dito tudo isto, ver uma Switch 2 a ser lançada em 2023, significaria um ciclo de vida de mais ou menos 6 anos para a Switch original.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!