iOS 15: falha grave poderá apagar tudo do iPhone à distância!

A Apple está a preparar-se para lançar uma atualização para o mais recente sistema operativo para dispositivos móveis, iOS 15. A quarta e última versão beta do iOS 15.1 foi lançada ontem para programadores e a versão pública está mesmo a chegar. Isto apesar de ainda não termos uma data final para o lançamento. No entanto, nem tudo corre de feição. É que têm sido encontrados vários bugs no iOS 15 e infelizmente alguns não estão a ser corrigidos pela Apple como a falha grave que permite eliminar à distância todo o conteúdo do iPhone. Isto é sem dúvida algo muito perigoso. Resta agora confirmar-se se tudo isto é bem assim.

iOS 15: falha grave poderá apagar tudo do iPhone à distância!

O iOS 15 chegou com alguns bugs. Por exemplo, não conseguimos desbloquear o iPhone com estamos a utilizar uma máscara, mesmo com o Apple Watch perto. Lembro que isto foi uma função anunciada. Outros dizem respeito a ecrãs que não respondem depois de desbloquear o iPhone, falhas das apps nativas e outras situações com a câmara. Mas o problema mais grave é mesmo uma falha que permite apagar tudo do iPhone.

iPhone 13 monocelha pequena, iOS 15 falha

Um utilizador do Twitter identificado pelo nome de @RobertCFO anunciou nas redes sociais que há um problema muito preocupante. Na prática permite apagar todos os iPhones à distância, embora não possa ser muita. A falha está relacionada com um bug no Bluetooth LE. Isto significa que o atacante não pode estar muito longe mas também não precisa necessariamente de estar muito perto. O que é certo é que, conforme refere este utilizador, uma pessoa pode andar de bicicleta pela cidade e ao mesmo tempo ir apagando os iPhones das pessoas com quem se cruzar.

A pessoa responsável por descobrir o bug tirou a captura de ecrã de um email trocado com a Apple que fala disto.

No entanto, não apresentou provas que mostrem este processo em funcionamento. Ele diz que vai fazê-lo mais tarde.

Entretanto a boa notícia de acordo com uma troca de emails da Apple que anda a circular pela Internet é que este problema já está resolvido no iOS 15.1. Aparentemente e caso a mensagem se confirme então devemos ter a nova versão no dia 25 de Outubro.

A Apple ainda não revelou nada sobre isto. No entanto, enviaram uma resposta à publicação feita pelo AppleInsider a dizer que não têm qualquer registo da interação entre este investigador e a equipa de segurança da Apple. Para além disso dificilmente revelariam a data de lançamento de uma versão.

Ou seja, estamos perante um caso que pode ser verdade ou não. No entanto, só saberemos mais coisas quando chegar a todos o iOS 15.1.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também