Todos sabemos que as nossas informações nunca estão mesmo seguras. De facto e sem darmos conta muitos aspetos da nossa vida pessoal estão a ser partilhados com outros. Sobretudo quando nem sequer fazemos ideia que isto está a acontecer. Uma informação dos investigadores do Dublin’s Trinity College revelou que é isto que está a acontecer. Eles examinaram versões do sistema operativo Android desenvolvidas pela Samsung, Huawei e Xiaomi e descobriram que quando o software está minimamente configurado partilha dados que incluem quantidades de informações substanciais. Sobretudo quando há apps pré-instaladas como o Facebook, Google, Linkedin e outras da Microsoft.
Android: atenção há versões que estão a partilhar os seus dados!
As apps pré-instaladas são aquelas que estão disponíveis no smartphone e que não podem ser apagadas. Mas há pior. Mesmo que nunca tenhamos aberto essas apps elas estão a enviar dados para os fabricantes ou para terceiros. O pior de tudo é que não há forma de escapar disto!
Os investigadores interceptaram e analisaram os dados enviados pelo sistema operativo Android, incluindo as apps pré-instaladas que mencionámos acima. Entretanto compilaram uma tabela que revela isto tudo.
Todas as empresas em que as variantes Android foram testadas partilham informações que podem ajudar a identificar um equipamento.
Para além disso algumas apps de sistema podem recolher determinadas informações relacionadas com a utilização de outras aplicações. Por exemplo, o nome, durante quanto tempo e o que as pessoas estão a ver.
A Google apertou as regras para proteger a privacidade dos utilizadores mas há uma questão
É verdade que a Google implementou novas restrições ao nível dos dados recolhidos pelas apps. No entanto só diz respeito às que estão presentes na Play Store. Ou seja, aquelas que estão pré-instaladas nos sistemas não estão incluídas nestas novas regras da Google.
Abaixo temos um gráfico que mostra os dados transmitidos por cada fabricante e para onde eles vão.
Entretanto algumas variantes de sistemas operativos, nomeadamente Samsung e Xiaomi, e outras apps da Google Microsoft registam a interação dos utilizadores. Estes dados ajudam os programadores a resolverem problemas com as apps.
A Google quando questionada acerca desta questão da transmissão de dados pelo site BleepingComputer disse que é a forma como os smartphones modernos funcionam.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!