A arquitetura Zen, que deu origem aos primeiros processadores AMD Ryzen, está agora a celebrar o seu quinto aniversário! Uma altura especial que a empresa aproveitou para confirmar o ‘refresh’ da atual gama de processadores, baseados na arquitetura Zen 3, com o acréscimo da muito interessante tecnologia V-Cache.
Estamos a falar de algo que vai possibilitar um aumento de performance à volta dos 15%, em várias tarefas, como é o exemplo do gaming.
- 1ª atualização do Windows 11 deu murro aos CPUs AMD Ryzen! A coisa ficou ainda pior!
AMD confirmou! Vamos ter novos Ryzen com V-Cache no início de 2022
Portanto, os novos processadores Ryzen da AMD, para o início de 2021, vão ser baseados na nova tecnologia Chiplet 3D, que irá por sua vez aumentar a quantidade de memória cache disponível. Uma jogada muito interessante, que pode ser a chave para derrotar os novos Intel Core 12000 Alder Lake-S.
Quem confirmou o lançamento foi o CMO e diretor de marketing técnico, John Taylor e Robert Hallock. Que numa conversa de café, falaram um pouco sobre o refresh aos Ryzen 5000, confirmando também o suporte nas atuais motherboards AM4.
Quanto ao nome, é esperado que estes processadores cheguem ao mercado com o nome Ryzen 6000. Sendo um salto geracional muito similar ao que aconteceu na passagem da arquitetura Zen para a Zen+ (Ryzen 1000 -> Ryzen 2000).
Entretanto, no fim do próximo ano, vamos dar as boas vindas à arquitetura Zen 4, que por sua vez vai trazer esta mesma tecnologia V-Cache, suporte a PCIe 5.0, e claro, memória DDR5. Curiosamente, contrariamente ao que a Intel está a fazer, a AMD vai manter suporte aos atuais coolers AM4.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai apostar na AMD, ou está mais interessado nas novas ofertas da Intel? Em suma, 2022 vai ser um ano extremamente interessante no mundo dos processadores! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!