2020 e 2021 tem sido uma autêntica montanha russa quando o tema é o mining de criptomoedas com placas gráficas. Afinal de contas, tanto a nova geração da NVIDIA, como a da AMD, demonstraram ter uma capacidade brutal de mining, o que em conjunto com a crise de produção de componentes, derivada à pandemia mundial de COVID-19, resultou num aumento brutal de preços um pouco por tudo o que era sítio.
Obviamente que eventualmente tivemos o lançamento das placas GeForce LHR, que claro está, traziam um limitador à prática do mining de Ethereum. Isto resultou numa normalização temporária de stocks e de preços. Sim… Temporária! É que as placas gráficas estão outra vez a aumentar de preço. (leia mais sobre este assunto aqui.)
Dito tudo isto, apesar dos esforços da NVIDIA terem sido bem recebidos, e de até terem tido um impacto palpável no mercado, a Intel não parece estar muito interessada em limitar a performance das suas placas.
Intel não quer limitar as suas placas gráficas no mundo do Mining
Portanto, a Intel decidiu não jogar o mesmo jogo que a NVIDIA começou há alguns meses atrás. Ou seja, a gigante dos microprocessadores, que está agora prestes a apostar no mundo das placas gráficas, não tem qualquer intenção de limitar as suas Intel Arc no seu lançamento. Ora leia o que Roger Handler, da Intel, teve a dizer sobre este assunto:
- “Quando o assunto é locks de software, ou coisas dentro deste género, não vamos desenhar um produto, ou desenvolver funcionalidades, de forma a limitar os miners. Quanto aquilo que podemos fazer para evitar que vá tudo para as mãos dos miners. O produto vai estar em loja, e os consumidores vão ter todas as oportunidades de o adquirirem. Bloquear clientes não é a nossa política.”
Obviamente que ainda é cedo para falar de mining, porque… Não fazemos ideia da sua performance dentro deste campo. Aliás, apesar dos muitos ‘leaks’, ainda não temos a certeza da performance destas placas onde esta mais interessa, ou seja, nos jogos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!