Microsoft Excel perde uma função mas é para nos proteger!

Infelizmente há pessoas sempre à espreita para nos fazerem passar um mau bocado e sobretudo apropriarem-se daquilo que é nosso. Para isso utilizam todos os métodos e mais alguns. Inclusivamente até as aplicações do Office. Uma forma de ataque muito comum passa pela integração de macros XLM em documentos maliciosos que ganham a capacidade de descarregar malware para os computadores das vítimas. Ora em breve isto vai deixar de ser possível no Excel. Isto porque a Microsoft vai desativar em breve esta função das Macros XLM no Excel para nos proteger.

Microsoft Excel perde uma função mas é para nos proteger!

Dito isto, em vez das macros XLM é recomendável que as pessoas utilizem macros VBA. Isto porque estas macros suportam a Antimalware Scan Interface (AMSI) que consegue analisar documentos à procura de malware e outro conteúdo perigoso.

Entretanto as versões preview que têm chegado à Internet já têm as macros desativadas. Nas outras acaba em breve.

Mas afinal quais as alturas certas em que isto vai acontecer?

No caso dos Insiders, para alguns, já está disponível e para outros vai estar em Novembro.

O que é uma macro?

Uma macro é uma série de comandos que podem ser utilizados para automatizar uma tarefa repetitiva e que podem ser executados quando temos a efetuar.

Veja como estar mais seguro.

Microsoft Excel função

As definições das macros estão localizadas no Centro de Confiança.

Clique no separador Ficheiro.

Clique em Opções.

Depois vá a Centro de Confiança e, em seguida, clique em Definições do Centro de Confiança.

No Centro de Confiança, clique em Definições das Macros.

Depois escolha desativar todas as macros excepto as assinadas digitalmente.

Neste caso as macros desativam-se e apresentam alertas de segurança se estiverem presentes macros não assinadas. No entanto, se a macro estiver assinada digitalmente por um editor de confiança, a macro é executada. Se a macro estiver assinada por um editor que ainda não confiou, tem a oportunidade de ativar a macro assinada e confiar no editor.

Com a seleção escolhida clique em OK.

Entretanto ao fazer isto já estará mais seguro contra as eventuais macros perigosas que podem estar presentes em documentos maliciosos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também