Durante esta manhã, noticiámos que o standard PCIe 6.0 está quase a ser uma realidade, com a especificação final a ser lançada ainda durante este ano, ou o mais tardar, início do próximo. Mas sabe o que isto implica? É que nesta altura do campeonato, o mercado ainda está êxtase com a performance que os SSDs PCIe 4.0 ofereceram ao mundo dos PCs e consolas de nova geração (~7 GB/s).
Aliás, uma das grandes novidades da Sony, com a PS5, foi mesmo a grande aposta num sistema de armazenamento proprietário. Que por sua vez, seria capaz de oferecer 9 Gb/s de velocidade de leitura de informação comprimida.
Pois… no mundo da tecnologia, 7 GB/s ou 9 GB/s, estão prestes a ser velocidades risíveis.
Os SSDs PCie 6.0 vão ser capazes de oferecer velocidades de 32GB/s
Portanto, neste momento, estamos prestes a dizer “olá” ao standard PCIe 5.0, com o lançamento da plataforma Alder Lake-S da Intel (processadores Intel Core 12000). Uma tecnologia, que por sua vez, vai permitir chegar aos 14 Gb/s, na nova geração de SSDs NVME.
Mas isto… Não é nada em comparação ao standard PCIe 6.0!
Afinal de contas, a tecnologia de nova geração vai permitir 128 GB/s de largura de banda, o dobro do PCIe 5.0, o que por sua vez também significa velocidade teóricas de 32 GB/s nas linhas de comunicação PCIe reservadas aos slots M.2 NVMe.
Como deve imaginar, isto abre as portas para que a NVIDIA e AMD façam autênticos all-in nas suas novas gerações de placas gráficas, com o slot PCIe 6.0 x16 de qualquer motherboard, a conseguir oferecer uma velocidade de comunicação capaz de chegar aos 128 GB/s. No entanto, não fique à espera de hardware com suporte à tecnologia para o imediato… Os primeiros SSDs e placas gráficas PCIe 6.0 deverão chegar apenas em 2023 ou 2024.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ou seja, o que pensa sobre o avanço tecnológico no mundo do armazenamento interno? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!