Ao que tudo indica, a Samsung está com alguma pressa, de forma a bater o pé à Qualcomm e Apple, na corrida ao Ray-Tracing em tempo real no mundo dos smartphones. Ou seja, a Samsung quer ser a primeira a oferecer a tecnologia no mundo dos telemóveis! E ao que tudo indica, também não o vai fazer por menos… Visto que o seu novo processador, tem mesmo tudo para impressionar o mercado.
Como? Tudo graças ao lançamento do SoC Exynos 2200 “Pamir”, que como deve saber, é muito provavelmente a base dos novos smartphones topo de gama da gigante Samsung, como o Galaxy S22 Ultra! Um projeto que contou com o apoio, e ‘know-how’ da AMD, na forma da arquitetura RDNA2.
Sim, a mesma exata arquitetura que dá vida às consolas de nova geração (Xbox Series e PS5), bem como à atual gama de placas gráficas Radeon RX 6000.
Samsung já confirmou! Ray-Tracing a caminho do Galaxy S22!
Portanto, a Samsung decidiu confirmar que as unidades de computação do seu novo SoC, nomeadamente do iGPU (Voyager), vão mesmo incluir aceleração Ray-Tracing, o componente de hardware responsável pelos cálculos “Ray-Intersection”.
Assim, tudo indica que o iGPU “Voyager” vai contar com 6 unidades de computação RDNA 2, ou seja, 384 processador stream. (6 Ray Accelerators).
Este SoC vai ser produzido nas linhas de 4nm EUV da Samsung, completando este pacote gráfico com 3 tipos de núcleos de processamento! Ou seja, 4 núcleos focados na eficiência, 3 núcleos equilibrados, e por fim, 1 núcleo super rápido, pensado para a performance. Cada um destes ‘clusters’ funciona dentro de uma banda de performance por watt diferente, oferecendo assim ao processador, um controlo muito mais robusto sobre os recursos computacionais do aparelho.
Em suma, este SoC poderá revolucionar o mercado mobile, especialmente na componente gráfica, sendo esperado já na próxima gama de smartphones Samsung Galaxy S22.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!