Sou sincero, quando vi o logo “8K” na caixa da consola de nova geração da Sony, a PlayStation 5, ri um bocado. Ao fim ao cabo, como é que uma consola, que já tem dificuldades a chegar aos 4K@60FPS, iria chegar aos 8K@30FPS ou 60FPS?
Pois bem, foi nesta passada semana, que o primeiro jogo 8K@60FPS foi descoberto. Mas…
A PlayStation 5 já tem um jogo 8K a 60FPS!
Portanto, o “The Toyryst”, um jogo originalmente lançado para a Nintendo Switch em 2019, e posteriormente para o PC e consolas Xbox em 2020, está agora disponível a Sony PlayStation 5. Sendo o primeiro jogo, desta consola, a chegar aos 7680×4320 (8K), a uns incríveis 60 FPS.
Curiosamente, estes 8K nem são um produto de técnicas de upscalling, checkerboarding, etc… A ideia é mesmo renderizar o jogo a 8K reais, e apresentar essa resolução ao jogador. O problema, é que a PS5, apesar de ter o logo desta super resolução na caixa, na verdade, não tem ainda esse suporte ‘ativo’. Ou seja, mesmo que tenha uma TV 8K, e uma PS5 na sua sala de estar, se por acaso tentar jogar este jogo, vai ter de o fazer a 4K.
Assim, a consola faz a renderização do jogo em 8K, mas apenas consegue passar 4K. Por alguma razão, a PS5 faz a renderização em 8K, enquanto a Xbox Series X da Microsof faz algo muito similar, mas em 6K.
Em suma, já temos um jogo 8K para a PS5, falta é o suporte à resolução na consola.
Em 2018, a Sony garantiu que a PS5 passava o teste do tempo!
Como deve saber, a Sony “abriu” recentemente o suporte à montagem de SSDs PCIe 4.0 NVMe M.2 no slot secundário interno da sua consola de nova geração, a PlayStation 5.
Mas o que é realmente curioso, é que a Sony já andava a planear a implementação da tecnologia, antes das primeiras drivers serem anunciadas! Foi uma aposta arriscada, mas que aparentemente, foi de sucesso, e vai garantir o futuro da consola no mercado!
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!