Caso não saiba, o standard PCIe 5.0 foi apresentado logo a seguir à finalização do mais velhinho, e já no mercado, standard PCIe 4.0. No entanto, temos de ser sinceros, o PCIe 4.0 não fez muito, pelo menos por enquanto, no mundo das placas gráficas. Afinal de contas, o aumento de performance numa placa gráfica PCIe 4.0, anda nos 1~3%, comparativamente à mesma exata performance, da mesma placa, numa motherboard PCIe 3.0. Mas… no mundo dos SSDs… A história é outra!
SSDs PCIe 5.0 a caminho! Velocidades acima dos 15Gb/s?
Portanto, o PCIe 4.0 não adiantou muito na parte das placas gráficas, mas no mundo dos SSDs… Ui! Abriu a porta a muitas alternativas super rápidas, que estão agora, finalmente, a aparecer um pouco por tudo o que é sÃtio, nas prateleiras das lojas de informática.
Aliás, até a Sony PlayStation 5 tem suporte ao formato, de forma a aumentar o armazenamento interno da consola de nova geração, sem impacto na performance.
Dito tudo isto, com a chegada do PCIe 5.0, que deve dar um ar de sua graça já no próximo mês, com a chegada da gama de processadores Intel Core 12000, vamos ter um novo mundo de armazenamento super rápido! Muito mais rápido do que aquilo que temos agora no mercado.
Afinal de contas, enquanto o PCIe 4.0 parece apresentar um limite máximo na velocidade de leitura à volta dos 7~8 GB/s. A Kioxia já apresentou um protótipo de um SSD, que espante-se, chega a uns fantásticos 14 GB/s. Como? É bastante simples, o PCIe 5.0 duplicou a largura de banda disponÃvel.
Mas a Kioxia não está sozinha!
A Phison também está a preparar um novo controlador, que promete ainda mais velocidade, denominado de E26 Gen5. Um controlador, que aparentemente, vai chegar mais rapidamente ao mercado, devido ao facto de a fabricante ter conseguido “fugir” a várias tecnologias patenteadas.
Aliás, o chip já está a ser produzido (12nm), e até já chegou às mãos de algumas fabricantes de SSDs, para estas começarem a desenvolver as suas soluções super rápidas.
No entanto, não espere SSDs PCIe 5.0 antes do fim do próximo ano. Algo um pouco estranho, visto que isto significa, que apesar do suporte da Intel ao novo standard, só vamos ter componentes compatÃveis um ano depois do lançamento dos Core 12000.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!