iPhone 14 vai apostar em 2TB mas pode ser má ideia!

Os iPhones não têm cartões microSD. É por esse motivo que convém que tenham uma boa capacidade de armazenamento. É que caso contrário e com o passar do tempo o espaço vai começar a faltar. Ora a Apple duplicou a capacidade máxima do iPhone este ano chegando a 1TB e pode fazer o mesmo no próximo ano. Assim e de acordo com o site chinês My Drivers, os iPhones de 2022, eventualmente os iPhone 14 vão chegar com até 2TB de armazenamento.

iPhone 14 vai apostar em 2TB mas pode ser má ideia!

Esta informação surge depois da DigiTimes ter revelado que a Apple está a trabalhar com fabricantes de memória NAND com o objetivo de desenvolver soluções QLC (quad-level cell) NAND flash com uma boa relação qualidade-preço para o iPhone 14.

Lembro que no caso do iPhone 13 Pro, a desmontagem feita pelo conhecido site DigiTimes revelou memória NAND flash da Kioxia que tem a particularidade de ser triple-level cell.

A vantagem do QLC sobre o TLC é que com quatro bits por célula, aumenta a densidade de memória em 33%. Ou seja, é possível guardar mais dados sem haver necessidade de se ocupar mais espaço. Mas há outra vantagem. É que apesar destes pontos positivos o preõ não é a maior. De facto, estes módulos ficam mais baratos.

No entanto também há vantagens no Triple-Cell. É que consegue aguentar um número maior de ciclos de escrita e leitura. Ou seja, os dispositivos de armazenamento são mais duráveis e mais rápidos. Assim esta mudança no iPhone 14 não faz tanto sentido como inicialmente até pode parecer.

iphone, iPhone 14 2TB

Seja como for 1TB é suficiente para a maioria das pessoas e se o preço for muito caro os smartphones como 2TB podem não vingar. É que não nos podemos esquecer que temos também muito serviços na cloud que evitam que tenhamos de ter todos os conteúdos no smartphone.

Entretanto há mais novidades a chegarem ao novo iPhone 14. O site My Drivers revela que este equipamento vai abandonar a monocelha já no próximo ano. No entanto, isto apenas nos modelos Pro. A isto deve-se juntar uma construção em titânio. Entretanto sabe-se que o modelo Max pode chegar com botões circulares.

Outra novidade é que a Apple vai alegadamente acabar com o modelo Mini em 2022 e lançar outra variante de 6.7 polegadas. Todos os equipamentos serão alimentados por um chipset de 4nm.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também