No mês passado, a JATO Dynamics publicou um estudo de mercado muito interessante com o nome “Um desafio de preço 2021”, onde claro está, podemos ter uma noção de como os preços têm evoluído no mundo dos veículos elétricos, e curiosamente, a forma como as fabricante se têm “encostado” às ajudas governamentais para manterem as margens de lucro altas.
Pois bem, ao que tudo indica, a “mama das ajudas” está a acabar, e portanto, está na altura de começar a apostar em carros elétricos realmente baratos e apetecíveis.
Carro elétrico barato? Temos duelo entre a VW e a Tesla!
Portanto, na última década, os apoios governamentais têm servido como um dos fatores mais importantes na adoção aos carros elétricos. Sendo quase como uma ponte entre os dois mercados (o de carros a combustão e o de carros elétricos), que por sua vez, equilibra a balança no campo do preço.
Dito tudo isto, apesar do facto de estes apoios ainda existirem, tanto a Tesla como a Volkswagen estão a apostar forte e feio na redução de custos e aumento de receitas. Tudo em preparação para um futuro em que o consumidor vai ter de pagar a totalidade deste tipo de veículo.
É exatamente por isso que a Tesla está neste momento a terminar novas linhas de produção capazes de meter 900 mil veículos por ano, nas estradas. Isto enquanto a VW anda a acelerar os seus planos de eletrificação, ao lançar mais veículos baseados na sua plataforma MEB. Aliás, além de ser a maior vendedora de carros compactos do mercado, a VW também tem o carro elétrico mais popular do mercado! Segundo os dados de Agosto, o ID.3.
O objetivo é conseguir criar um carro para as massas! Que seja fácil de construir, seja barato, e claro, traga muito dinheiro para os bolsos das fabricantes. Um carro capaz de convencer todos os mercados, nomeadamente o Chinês.
Em suma, pelos vistos, quem está mais perto deste objetivo, são as duas marcas visadas em cima.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num carro elétrico amigo da carteira? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.