Hoje em dia, apesar do facto de a Apple ter um excelente serviço de suporte em Portugal, a verdade é que pode ir a uma qualquer loja “de esquina” arranjar o seu iPhone, fora da garantia, sem grandes problemas, saindo de lá com uma máquina completamente funcional, a um preço apelativo. (Ou pelo menos mais apelativo, relativamente aos preços tabelados da Apple.)
Mas… A Apple sabe que há muito dinheiro a ser feito na reparação dos seus smartphones. Por isso, está a fazer algumas mudanças na forma como as coisas funcionam, especialmente nos muito recentes iPhone 13, lançados durante este mês de Setembro.
Vamos por partes.
iPhone 13 não é muito amigo das reparações
Portanto, apesar da grande popularidade dos seus aparelhos, a Apple é cada vez mais conhecida como a fabricante que sacrifica a funcionalidade, performance ou praticabilidade. Tudo de forma a tornar os seus aparelhos mais complicados no ato da reparação.
Afinal de contas, se por acaso tiver problemas com o novo iPhone 13, e precisar de trocar o ecrã OLED, pode realmente ir a uma loja fora do universo de reparação da Apple. O problema é que vai ficar sem o Face ID. A funcionalidade é desativada caso a reparação não seja feita pela própria Apple.
Entretanto, além disto, parece que também acontece algo com a troca das baterias destes mesmos aparelhos. Visto que o iPhone é incapaz de retirar a mesma quantidade de energia. Caso a troca deste componente não seja feita num reparador oficial. O que claro está, pode resultar numa performance aquém do esperado, ou um aparelho completamente inutilizado.
Assim, estes são apenas dois exemplos do que a Apple está. Naquilo que parece uma adoção em pleno, da tática “Segurança através da Serialização.” O que por sua vez significa que, sempre que um componente for trocado, sem autorização da Apple… O iPhone irá perder funcionalidades ou desempenho.
Em suma, infelizmente, este é o caminho que a Apple quer perseguir. De forma a garantir que todas as reparações são feitas in-house. Uma medida um pouco “anti consumidor”.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está pronto a ir sempre arranjar o seu iPhone à Apple? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!