Windows 11: Microsoft pode voltar atrás para calar os utilizadores

Sempre que chega ao mercado um novo sistema operativo vem carregado de modificações e nem todas as pessoas se conseguem habituar da melhor forma. Uns gostam, outros detestam e sempre será assim. Ora quando o Windows 11 chegou uma das maiores queixas estava relacionada com a barra de ferramentas. Nem é tanto o ser mais fina ou mais grossa mas a perda de funcionalidades. Dito isto, as pessoas deixaram de conseguir arrastar apps para a barra de tarefas. Entretanto, em Agosto alguns utilizadores do Reddit juntaram-se e elaboraram uma lista de “exigências”. Agora eis que a Microsoft pode voltar atrás na questão da barra de tarefas do Windows 11 para calar os utilizadores e isto é uma boa notícia.

Windows 11: Microsoft pode voltar atrás para calar os utilizadores

Hoje uma fonte ligada à Microsoft revelou que este fabricante está realmente atento ao feedback dos utilizadores e que esta função vai regressar no Windows 11 versão 22H2. Ou seja, o update de Outubro.

Isto é uma excelente notícia para quem não quer perder algumas características do Windows 10.

Windows 11 utilizadores

Mas há mais questões relacionadas com a barra de tarefas. Por exemplo, as pessoas querem voltar a colocá-la onde quiserem. Durante uns tempos e com um truque no registo ainda deu para colocar em cima. No entanto, mais tarde a Microsoft bloqueou isto.

Entretanto os utilizadores querem que a Microsoft remova os requisitos que chamam de ridículos. Isto porque testaram o Windows 11 em computadores não suportados e antigos e as coisas funcionaram melhor do que com o Windows 10.

Outro dos pedidos está relacionado com a existência de pastas no Menu Iniciar.

Outra das coisas que é pedida é a remoção da secção de apps recomendadas. Em vez dela preferem que surjam as aplicações marcadas. Embora seja útil há muitas pessoas que não gostam desta secção e há bons motivos para isso.

Logo à partida ocupa grande parte do Menu Iniciar sem mostrar nada útil.

Depois e para quem partilha o computador revela o tipo de apps que costumamos utilizar. Para além disso dá trabalho remover items da lista e ao mesmo tempo não dá para limpar toda a secção. De facto, para muitas pessoas, esta secção deveria estar localizada na pesquisa onde são mostradas as apps de topo, recentes e as pesquisas rápidas.

Neste momento a secção Recommended não pode ser minimizada nem desaparecer totalmente. Mas é possível esconder o conteúdo que lá está.

Assim tem de ir a Settings.

Windows 11 apps recomendadas

Depois escolha Personalization. Por fim escolha Start.

Windows 11 apps recomendadas

Desative o seguinte: “Show recently added Apps”. Para além disso faça o mesmo em “Show recently opened items in Start, Jump Lists, and File Explorer”. Deste modo a área Recommend no Windows 11 fica vazia.

Para restaurar as aplicações nesta secção é só fazer o processo inverso ao que referi acima ativando aos opções em vez de as desativar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também