Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa é certa, parece que a nova geração vai mesmo ser poderosíssima, e aparentemente capaz de bater o pé ao que a NVIDIA tem para oferecer.
Afinal de contas, além do design MCM (Multi-Chip-Module), a AMD vai também ser capaz de oferecer uma arquitetura realmente muito interessante no campo da performance.
AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!
Portanto, segundo o mais recente ‘leak’ de informação, a AMD sempre quis chegar a um aumento de performance de 50%, relativamente à sua atual topo de gama RX 6900 XT. Um objetivo porreiro, mas que parece ter sido ultrapassado em larga escala! No entanto, parece que o aumento de performance vai chegar de mão dada com um aumento muito significativo no preço.
Dito isto, o aumento de performance parece vir através de melhorias arquiteturais, mudança no processo de produção e implementação da memória V-Cache. Curiosamente, são melhorias que também vão ser seguidas por um aumento muito interessante na eficiência energética. E claro, performance ray-tracing.
Quanto ao preço, parece que cada nova gama vai aumentar o preço em uma gama, ou seja, as placas gráficas RX 7700 XT vão custar o mesmo que uma RX 6800 XT, enquanto a RX 7800 XT vai custar o mesmo que a atual RX 6900 XT, e claro, a nova RX 7900 XT vai chegar a um preço nunca antes visto no mundo AMD Radeon.
Preços que podem fazer sentido! Visto que a RX 7700 XT de 599$ vai chegar mais rápida que a RTX 3090.
Entretanto, o lançamento destas placas deve acontecer na segunda metade de 2022, muito provavelmente no verão. (Ou seja… Daqui a um ano!)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Satisfeito com este aumento de performance?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!