A empresa Chinesa Jingjia Micro parece ter finalmente conseguido terminar o desenvolvimento da sua gama de placas gráficas JM9, 2 anos depois de a ter anunciado ao público,
Dito tudo isto, a fabricante está agora a postar para lançar a placa gráfica de gama baixa JM9231, capaz de oferecer uma performance ao nível da NVIDIA GeForce GTX 1050. Bem como o modelo de gama alta JM9271, por sua vez capaz de oferecer uma performance ao nível da GTX 1080. (Estas estimativas de performance eram obviamente mais interessantes há 2 anos atrás!)
Já temos uma empresa Chinesa a lançar placas gráficas ‘interessantes’
Portanto, dito tudo isto, segundo o que sabemos, o GPU mais fraco (JM9231) conta com uma frequência acima dos 1.5GHz, 8GB de memória GDDR5, sendo capaz de oferecer 2 TFLOPs de potência computacional com um TDP de 150W. Entretanto, o modelo mais potente (JM9271) já eleva a frequência para cima dos 1.8GHz, contando com 16GB de memória HBM, sendo assim capaz de chegar a uns interessantes 8 TFLOPs de potência computacional com um TDP de 200W.
Curiosamente, apesar de o alvo ser a performance da GeForce GTX 1080, a verdade é que o GPU JM9271 apenas tem suporte às APIs OpenGL e OpenCL. Ou seja, nada de DirectX ou Vulkan, o que por sua vez significa… Nada de gaming!
Em suma, estas placas gráficas deveriam ter chegado ao mercado em 2020, mas após vários atrasos, a sua produção em massa parece ter começado agora. Contudo, é muito improvável que estes produtos cheguem ao continente Europeu. (Zero impacto no mercado global de placas gráficas!)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estas placas parecem não ser grande ameaça ao domínio da AMD e NVIDIA. Mas e o futuro? Será que vamos ter novidades? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!