Com o lançamento da PlayStation 5, a Sony optou por apostar em duas versões da consola de nova geração, a preços diferentes. Ou seja, a PS5 ‘normal’ (499€) e a PS5 Digital Edition (399€), esta última, como o nome indica, apenas aceita conteúdo digital, chegando ao mercado sem leitor Blu-Ray.
Pois bem, hoje em dia, as consolas modernas são mais um computador que outra coisa qualquer, aceitando a conexão de vários tipos de periféricos como ratos, teclados, auscultadores, etc… Então… E que tal ligar um leitor de DVD ou Blu-Ray? Pois bem, a Sony pensou nisso, e por isso mesmo, bloqueou o suporte ao nÃvel do firmware da consola.
PlayStation 5 sem leitor Blu-Ray tem um bloqueio no firmware
Portanto, de acordo com YouTuber Tronix Fix (vÃdeo em baixo), a Sony implementou algumas limitações no firmware da versão Digital da PlayStation 5. Tudo de forma a evitar o acesso a leitores de armazenamento ótico na consola mais barata.
Entretanto, para ter a certeza deste facto, o YouTuber retirou o leitor Blu-Ray de uma PlayStation 5 ‘normal’, e tentou montá-lo diretamente na motherboard da versão Digital da mesma consola. Curiosamente, apesar de as motherboards serem exatamente as mesmas, a versão digital da consola não conta com os conectores para a drive ótica.
Dito tudo isto, o YouTuber deu a volta à situação da conexão, e montou, com sucesso, o leitor Blu-Ray na versão Digital. Curiosamente, este foi capaz de receber energia, e até tentou ler um disco. No entanto, nada apareceu no ecrã. Ou seja, a Sony bloqueou mesmo o acesso ao nÃvel do firmware da consola, de forma a evitar que os jogadores comprassem a versão mais barata da consola, para posteriormente, em casa, ligarem um leitor externo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido, este esforço da Sony? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!