A ASUS já se está a preparar para o lançamento da nova geração de processadores Intel Core 12000. Como? Bem, com o lançamento de motherboards Z690, que claro está, vão ter de ser divididas entre suporte à memória RAM DDR4 ou memória RAM DDR5.
É que caso não saiba, os novos Intel Core 12000 (Alder Lake-S) já trazem suporte à nova geração de memória RAM, no entanto, a plataforma continua a conseguir suportar a ‘velhinha’, mais barata, e na verdade, mais rápida memória. O problema é que a mesma motherboard não consegue suportar os dois standards ao mesmo tempo. Vai ter de escolher!
ASUS já está a preparar as boards Z690. Um misto de RAM DDR4 e DDR5
Portanto, acabaram de aparecer umas quantas motherboards ASUS Z690 no site da Euasian Economic Commission (EEC). No entanto, também é uma nova gama de produtos que vai trazer algumas escolhas para cima da mesa dos consumidores.
É que se por acaso estava à espera de suporte a memória RAM DDR4 e DDR5 na mesma motherboard, estava mesmo muito enganado. Não existe retrocompatibilidade, ou compra uma motherboard preparada para o futuro, e paga o preço atual da nova geração DDR5 (bastante cara), ou opta pelo antigo standard, disponível em grandes quantidades, e a preços muito apetitosos.
Basicamente, vamos passar por um período de transição, o que por sua vez também significa que vamos ter de tomar algumas escolhas difíceis.
Curiosamente, é uma estratégia um pouco diferente relativamente ao passado recente. Visto que, tecnicamente, os Intel Core 6000 também suportavam memória RAM DDR3, mas as fabricantes de motherboards decidiram esquecer esse facto, para se concentrarem só e apenas na nova geração de memória. Algo que, muito provavelmente devido à escassez de semicondutores, não vai acontecer em 2021.
Entretanto, em termos de gama de produtos, estamos a falar de motherboards ROG Maximus, ROG Strix, TUF Gaming, Prime e ProArt. A diferenciação entre a memória RAM é feita através da extensão ‘D4’ ao nome da motherboard. Ou seja, as versões ‘normais’ têm o nome tradicional, enquanto as versões DDR4 têm a extensão ‘D4’ no nome.
Agora resta perceber o que as restantes fabricantes como a MSI, ASRock, Gigabyte, etc… Vão fazer. Se algo similar, ou se irão optar por um all-in no standard antigo, ou no novo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!