A Microsoft tem feito várias modificações ao seu Windows 10, de forma a tentar manter os utilizadores no Edge. Isto, em vez de os deixar escapar para o Google Chrome ou Mozilla Firefox.
Algo que até tem estado a resultar, especialmente nos últimos tempos! Em que o Edge tem evoluído muito no campo da performance, eficiência no uso de recursos e suporte a funcionalidades.
No entanto, enquanto a Google consegue manter os utilizadores no seu Chrome graças ao seu muito robusto ecossistema, a Mozilla parece ter chegado a uma outra solução. Ora perceba!
Firefox deu a volta à estratégia da Microsoft no Windows 10!
Portanto, a Mozilla facilitou muito a passagem para o Firefox, no sistema operativo Windows, nos últimos dias. Como? Bem, caso não saiba, mudar de browser no Windows 10 é agora um processo com vários passos, a não ser queira mudar para o Edge, aí tudo é feito de forma instantânea.
Basicamente, a Mozilla arranjou forma de implementar um processo em tudo similar ao da Microsoft. Ou seja, a partir da versão 91 do Firefox, que chegou ao mercado no passado dia 10 de Agosto… Pode meter este browser como ‘default’ com apenas um click. Isto, em vez de ser obrigado a ir às definições do Windows. Onde, claro está, terá de ver avisos de que o Edge é a melhor opção para o sistema operativo da Microsoft.
Em suma, é uma solução extremamente inteligente, que teve de dar trabalho, e claro, que provavelmente vai ser bloqueada em futuras atualizações do SO. (Sabe porquê? Em suma, esta nova funcionalidade dá a volta ao sistema anti-hijacking que a Microsoft implementou no Windows 10. De forma a garantir que aplicações potencialmente maliciosas trocassem os programas ‘default’.)
Entretanto, a Google, Opera, Vivaldi, etc… Ainda não optaram pela implementação da mesma estratégia. E claro, apesar de acharmos que isto é uma questão de tempo até ser bloqueado. A verdade é que a Microsoft ainda não fez nada, nem se pronunciou sobre o assunto. Vamos esperar para perceber o que isto vai dar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a estratégia da Microsoft é demasiado agressiva na escolha do browser? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!