Estamos à espera de um aumento de performance muito interessante no mundo dos processadores Intel Core com a chegada da família Gen 12 (Core 12000), não só devido à mudança de arquitetura e processo de produção, mas também devido ao suporte de novas tecnologias, como é a memória RAM DDR5.
Pois bem, já temos um ‘leak’ que demonstra isto mesmo! Está entusiasmado para saber o que vamos ver no mercado nas próximas semanas? É que o lançamento deverá acontecer já em Outubro, ou o mais tardar, em Novembro, de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11 no dia 5 do próximo mês.
Esta é a performance dos Intel Core 12000 com RAM DDR5
Portanto, os primeiros números indicativos de performance relativamente à plataforma Alder Lake equipada com memória DDR5 já chegaram à Internet. Cortesia de um fórum Chinês focado no mundo do hardware, que aparentemente, já conseguiu meter as mãos em unidades de teste.
Claro que esta não é bem a primeira vez que vemos processadores Alder Lake a serem testados, mas esta é a primeira vez que vemos o processador com frequências mais altas, que claro, devem ser as finais para o lançamento no próximo mês.
Dito isto, a memória RAM está a funcionar a 6400 MHz, com a performance de leitura a ficar acima dos 90GB/s. Um número já de si interessante, mas que até ao lançamento deverá melhorar, visto que existe a possibilidade de estarmos a falar de unidades de engenharia, produzidas apenas para teste de compatibilidades.
Além da velocidade de leitura, temos também um outro número, este negativo, com a latência a chegar aos 92.5s, o que claro está, se deve aos timings dos módulos (40-40-40-85). A latência vai ser o grande problema da RAM DDR5 no início do seu ciclo de vida.
O processador aqui utilizado parece ser um Core i5-12600K, conseguindo chegar aos 785.6 pontos no teste single-core. Um valor que por si só já nos dá um vislumbre daquilo que podemos esperar desta gama de processadores Intel Core.
Conclusão
Em suma, como disse há algumas semanas, se achava que a RAM DDR5 iria ser um salto de performance brutal já no início… Tire o cavalinho da chuva. Vamos passar por uma fase de transição durante o fim deste ano, e muito provavelmente, todo o ano de 2022.
As fabricantes precisam de se habituar à tecnologia, e têm de começar a puxar e fazer algumas brincadeiras. É exatamente por isto que os processadores Intel Core 12000 também chegam com suporte ao standard DDR4… A velhinha memória RAM ainda vai andar por cá alguns meses/anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!