O Google Maps e o Gmail são aplicações que são utilizadas por milhões de pessoas. Um porque nos ajuda a estarmos sempre atentos ao email. O outro porque nos faz chegar sempre a horas, mesmo a sítios que não conhecemos. Agora o Gmail e o Google Maps acabam para vários mas isto talvez nem vá ser notado. Entretanto e apesar de alguns sites terem referido que isto vai afetar milhões de pessoas não me parece que seja bem assim.
Google Maps e Gmail acabam para alguns e ninguém dá conta!
É já a partir de 27 de Setembro que o Google Maps, o Gmail e até o YouTube vão deixar de funcionar nos equipamentos mais antigos, sobretudo devido a questões de privacidade. Isto já foi confirmado pela própria empresa americana.
Assim, os smartphones afetados são aqueles que estão a correr o Android 2.3. É uma versão conhecida como Android Gingerbread.
Este sistema operativo que foi da versão 2.3 à 2.3.7 foi lançado a 06 de dezembro de 2010. Ou seja, já passaram 11 anos. Estreou-se com um smartphone da Google, chamado Nexus S que até foi o primeiro a chegar com a função NFC embutida.
Mas ainda há pessoas a utilizar este sistema operativo?
Sabe-se que em 2020 a Google revelou que 0.2% de todos os dispositivos Android ainda corriam este sistema operativo. Não é um número assim tão pequeno comparativamente ao que podíamos pensar.
No entanto agora bloqueia-se todos esses equipamentos. Assim já não acedem aos serviços da Google nem às aplicações que referi acima.
A Google diz que o objetivo é manter os utilizadores seguros.
Mas ao mesmo tempo há outros equipamentos um pouco mais recentes que vão perder o acesso à Play Store!
A Google anunciou recentemente no seu blogue oficial que vai deixar de suportar os Google Play Services, nos smartphones que estão a correr o Android Jelly Bean. Ou seja isto abrange os equipamentos entre a versão 4.1 e 4.3. A gigante dos motores de busca afirmou que isto aconteceu porque o Jelly Bean representa agora menos de 1% do universo Android. De facto, a taxa de utilização situa-se nos 0.7%.
Assim o último lançamento para esta plataforma serão os Play Services v21.30.99 que chegam em Agosto. Depois disso acabou.
Lembro que o Android Jelly Bean (4.1) chegou em Julho de 2012. Dito isto, chegou com muitas novidades que na época mereceram bastante destaque. Falo das notificações expansíveis, áudio USB e uma melhor interface.
Entretanto a versão 4.2 do Android chegou em Novembro de 2012. As principais melhorias nesta versão foram um ecrã de bloqueio melhorado e suporte para várias contas de utilizador. Por fim, o Android 4.3 foi lançado em Julho de 2013 e chegou com Bluetooth LE e uma nova app de câmara.
O terminar do suporte destes serviços é o fim do mundo?
Não, porque só 0.7% das pessoas é que ainda usam esta versão. Para além disso já não deve ter capacidade de correr várias aplicações que estão disponíveis na Play Store. Seja como for é óbvio que haverá de chatear sempre alguém.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!