A internet está cheia de esquemas e este é mais um muito perigoso que está a atacar os utilizadores do Windows 10. O isco é simples. Faz-se passar por um documento que supostamente foi criado no Windows 11 Alpha. Assim as pessoas necessitam de fazer algumas coisas para o abrir. É aqui que as coisas se complicam. É que se fizermos o que pedem estamos a oferecer o controlo total da nossa máquina e isso é algo que ninguém quer.
Windows 11 Alpha: atenção tenha muito cuidado com isto!
Assim com o lançamento muito próximo do Windows 11 é normal que surjam algumas ameaças que se aproveitam deste facto.
Dito isto, estão a chegar emails com o que parecem ser documentos importantes. A questão é que as pessoas tentam abri-los e nada. Entretanto, há umas instruções que os acompanham e que nos parecem salvar a vida. O problema é que fazem o oposto.
De facto, as instruções no documento foram criadas para levar as pessoas a desativarem as funcionalidades de segurança. Na prática dizem que é para tornar o documento gerado no Windows 11 Alpha compatível com o Windows 10. A questão é que fazem o oposto.
Na realidade, desativam as proteções e permitem a execução de macros que descarregam um pacote javascript que permite aos atacantes apoderarem-se do computador.
A empresa de segurança Anomali analisou este ataque à lupa e mais especificamente seis samples diferentes.
O site Bleeping Computer afirmou que este ataque está a fazer vítimas entre utilizadores finais e empresas. No entanto, os grandes visados são mesmo as empresas.
Este tipo de ataques podem ser realmente problemáticos, sobretudo para as organizações, não só pelas informações roubadas como pelas paragens a que obrigam com vista à resolução.
Entretanto no caso dos emails todo o cuidado é pouco. As ameaças estão cada vez mais sofisticadas e assim todos estão em perigo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!