Depois de apresentar ao mundo o ISOCELL JN1 com 0.64μm, em Junho, a Samsung como o leakster DigitalChatStation já tinha referido apresentou hoje o primeiro sensor de 200MP para smartphones. O novo Samsung ISOCELL HP1 utiliza também os mesmos 0.64μm e disponibiliza uma elevada resolução. Isto apesar de uma dimensão muito pequena.
Samsung lança primeiro sensor de 200MP para smartphones
Logo à partida o novo Samsung ISOCELL HP1 garante um excelente desempenho, graças à nova tecnologia de pixel-binning ChameleonCell. Assim pode ser utilizada uma combinação de pixéis dois por dois, quatro por quatro ou total. Em condições de pouca iluminação o ISOCELL HP1 consegue combinar 16 pixéis num só, de modo a disponibilizar uma resolução efetiva de 12.5 megapixéis. Isto permite capturar mais luz e produz fotos mais brilhantes.
No que diz respeito às capacidades vídeo, o ISOCELL HP1 consegue capturar vídeo 8K a 30fps. Entretanto o sensor junta quatro pixéis para garantir uma resolução de 50 megapixéis.
Para além deste sensor a Samsung apresentou o ISOCELL GN5. É o primeiro sensor de 1.0μm a integrar a tecnologia Dual Pixel Pro.
Este sensor utiliza uma tecnologia proprietária da Samsung que permite absorver mais luz do que nunca e melhorar a qualidade de imagem.
Entretanto a Samsung não revelou quando é que vai lançar estes sensores para o mercado. No entanto, é bem provável que seja com o Galaxy S22. Se assim for tenho a certeza que será um salto qualitativo para o S21 e para o S20 em termos de qualidade de imagem.
Que impacto terá este sensor de 200MP da Samsung no mercado das máquinas fotográficas?
Do ponto de vista dos fotógrafos profissionais, com equipamentos sofisticados, a resposta é claramente não. Nunca verá fotógrafos profissionais a utilizarem smartphones como a sua câmara principal em casamentos e eventos esportivos. Mas e os fotógrafos amadores? E os pais, os adolescentes e todos os outros? Pode uma pessoa com pouco ou nenhum treino tirar melhores com um smartphone do que com uma DSLR? Isso já pode acontecer!
É verdade que os nossos smartphones não disponibilizam o alcance de uma lente telefoto de 200 mm, mas o que falta ao nível do alcance é compensado pela espontaneidade. As pessoas vão com os smartphones para todo o lado. Com as máquinas fotográficas nem sempre acontece.
Uma DLSR com uma lente de 200 mm será ótima em muitos cenários, mas também será pesada. Com o smartphone é so tirar do bolso e fotografar.
É verdade que ainda vai levar algum tempo até termos verdadeiros sensores de alta resolução nos smartphones. Já há varias tentativas por parte da Samsung e da Huawei mas ainda não estamos no ponto certo. No entanto, a maioria das pessoas não necessita de tanta resolução, a menos que vá imprimir as fotos num tamanho de um poster. Se imprimir as imagens num tamanho normal, as fotos ficam fantásticas quando tiradas com luz decente. Se as quiser ver no portátil ou na TV está igualmente bem servido.
Para além disso temos a conveniência. Quando acabamos de tirar uma foto com o smartphone podemos editar logo as imagens no Lightroom, publicar as melhores no Instagram e fazer backup das suas fotos para a cloud sem necessitar de remover um cartão de memória ou ligar um equipamento ao computador. Numa DSLR já são necessários mais passos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!