Desde os primeiro sinais de quebra no mundo das criptomoedas, que as placas gráficas começaram a baixar de preço. Especialmente quando a NVIDIA apostou a sério na limitação da performance das suas RTX 30, relativamente ao mining de Ethereum.
É uma tendência de queda que se tem mantido mais ou menos estável desde Abril, mas que agora, começa a mostrar alguma vontade de querer inverter. Afinal, as placas gráficas da NVIDIA e da AMD estão novamente a ficar mais caras.
Más notícias! Placas gráficas estão a ficar mais caras (outra vez)
Portanto, infelizmente, depois de uma queda de preços que parecia sustentada, as placas gráficas estão novamente a ficar mais caras. O que é estranho, visto que segundo analistas e especialistas de mercado, os níveis de stock estão agora muito mais saudáveis. Ainda assim, as placas da AMD e da NVIDIA continuam a manter-se 50~60% mais caras, isto, relativamente ao seu preço recomendado de mercado.
Um fator que ainda afasta a grande maioria dos consumidores, mas que é obviamente muito mais apelativa, em comparação aos 200~300% de alguns meses atrás.
Muito resumidamente, apesar da melhoria na produção, e aparente baixa na procura no mundo do mining, o stock continua escasso para a procura dos gamers. Por isso, numa altura em que a produção poderá voltar a passar por um mau bocado, devido à implementação de novas restrições relativas à pandemia de COVID-19, em vários países Asiáticos, é muito provável que as coisas piorem um pouco até ao natal. Isto já para não falar dos aumentos no lado das Foundries, como é o caso da TSMC! (+10% nas linhas de 7nm).
Por isso, se por ventura está à procura de uma nova placa gráfica, mas estava à espera por novas descidas, talvez seja boa ideia avançar já e esquecer o amor ao dinheiro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!