O Windows 10 vem com diversas definições de personalização que permitem alterar muitos aspetos importantes. No entanto, nem sempre são suficientes para tudo. Assim e para quem quer aproveitar ao máximo o Windows 10 há ferramentas grátis que funcionam muito bem e levam a personalização ao extremo. Vamos então revelar algumas das que devem mesmo utilizar.
Windows 10: as ferramentas grátis que tem mesmo de usar!
Fluent Search
O Fluent Search é uma app open-source que é sem dúvida muito útil. Isto porque permite pesquisar por apps ou processos em execução, separadores, favoritos, ficheiros e mais. Ou seja, se procurar por alguma coisa no Windows 10 vai mesmo conseguir encontrar. Desde que ela lá esteja. Ao contrário da pesquisa do Windows este sistema funciona muito bem, garante bons resultados e permite saltar rapidamente entre apps em execução e separadores do browser.
Para além disso, também consegue procurar por conteúdos dentro de janelas abertas e até é capaz de pesquisar dentro de aplicações. Para além de tudo isto, esta ferramenta conta ainda com o apoio do machine learning para ficar a conhecer cada vez mais os nossos hábitos de pesquisa e sugerir resultados mais depressa.
Esta app está disponível para download aqui.
Modern Flyout
Este é outro projeto open-source que substitui alguns elementos gráficos do Windows 10 por outros. De facto, tudo fica muito mais moderno, quer se trate do som, reprodução de conteúdos multimédia, brilho e muito mais.
Esta app está disponível para download na Microsoft Store e pode descarregar aqui.
PowerToys para o Windows 10
As PowerToys consistem num conjunto de ferramentas desenvolvidas pela Microsoft e que são bastante úteis. Expandem a capacidade do Explorador de ficheiros, otimizam as janelas das aplicações para grandes monitores, redimensionam as imagens e muito mais.
Windows Terminal
O Windows Terminal é outro software open-source desenvolvido pela Microsoft e que pode ajudar a lançar múltiplos separadores do terminal dentro do sistema operativo.
Assim utilizando o Windows Terminal pode substituir o PowerShell ou a linha de comando. Esta app chega com uma página de definições dedicada. Entretanto também é possível fazer alterações ao ficheiros de configuração para mudar o fundo ou mapear comandos de teclado.
Está disponível para download aqui.