SSDs – Samsung também se anda a portar mal!

SSDs – Samsung também se anda a portar mal! – Como deve saber, nos últimos tempos, muitas têm sido as fabricantes a serem apanhadas com a mão na massa… O que é a massa nesta história? Bem, estamos a falar de empresas focadas no armazenamento, que por várias razões, decidiram trocar alguns componentes chaves das suas drives SSD, o que na grande maioria das vezes, resulta numa queda de performance.

Qual é o problema? É muito simples, apesar do uso de componentes mais fracos e mais baratos, o preço da drive continua a ser exatamente o mesmo, e claro, as fabricantes optam por não mudar as especificações oficiais do produto. Ou seja, temos muitos consumidores a comprar “gato por lebre”.

Qual é a novidade no meio disto tudo? Pois bem, parece que a força dominadora deste mercado, a Samsung, também andou a fazer das suas…

A Samsung também anda a mexer nos SSDs sem dizer a ninguém!

Portanto, como dissemos em cima, nos últimos tempos, muitas têm sido as fabricantes a serem apanhadas na troca de componentes nas suas drives de armazenamento SSD. Onde temos de salientar a ADATA, Patriot, Western Digital, e ao que parece, também a Samsung! Nomeadamente, na mais recente remessa de SSDs 970 Evo enviados para as lojas.

Afinal de contas, segundo a ComputerBase, pelo menos na sua versão de 1TB, temos mesmo diferenças significativas na performance do SSD. O que pelos vistos se deve à troca do controlador, que antigamente era um Phoenix (S4LR020), e chips NAND Flash (96-layer 3D TLC NAND). É que no novo Evo Plus de 1TB, temos um controlador Elpis (S4LV003) e pelos vistos chips de memória com menos densidade.

Qual é a diferença de performance?

Curiosamente, enquanto a cache de 40GB consegue dar resposta, a performance até aumentou. Ou seja, o novo SSD é mais rápido em workloads até 115GB. O problema é depois… É que enquanto a antiga drive era capaz de manter a performance de escrita nos 1500 MB/s, a nova drive fica pelos 800 MB/s. Uma queda para METADE.

Mudanças de componentes em revisões de hardware são comuns no mundo da tecnologia. No entanto, quando existe um impacto na performance, seja ele positivo ou negativo, os consumidores e reviewers têm de saber! O mercado tem de saber… Em suma, para isto não existe desculpa.

 

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também