Era esperado que a nova gama de smartphones iPhone seguisse a mesma estratégia de preços do ano passado. Afinal de contas, vão ser novamente 4 modelos, a começar no mini e a terminar no Pro Max. No entanto, ao que tudo indica, devido à subida de preços de fornecedores chave, nomeadamente a TSMC, a Apple parece estar obrigada a aumentar os preços da sua nova gama de telemóveis para manter as margens de lucro altas.
Em suma, se por acaso estava à espera do lançamento dos novos iPhone 13, prepare mais alguns euros…
Última hora! Os novos iPhone 13 vão ser mais caros!
Portanto, os novos iPhone 13 estão quase a ser lançados, com o evento de apresentação marcado já para Setembro. No entanto, devido ao aumento de custos de última hora, é muito provável que a Apple decida aumentar o preço dos seus novos aparelhos. A culpa é muito provavelmente da TSMC, que decidiu aumentar o preço dos chips produzidos nas linhas de 5nm e 7nm em 10%. Enquanto as restantes linhas sofrem com aumentos ainda mais agressivos, entre os 11% e os 20%.
É um aumento de preço imediato, que aparentemente também cobre os acordos já assinados. Por isso, se a Apple não quiser arcar com o aumento de preço nos chips mais essenciais do iPhone. Que é o mais provável, toda a gama deverá aumentar de preço em 2021.
De quanto será o aumento?
Ainda é cedo para saber, mas alguns analistas apontam para um aumento entre os 5% e 10%. Especialmente porque a Apple também preferiu continuar a produzir na China, depois de os esforços noutros paises, como o Vietname, terem falhado redondamente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava à contar comprar um dos novos iPhones? A coisa ficou mal parada ou acha que continua a valer o investimento?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!