O Gmail é sem dúvida uma das plataformas de email mais utilizadas. É grátis, pelo menos até certo ponto e funciona muito bem. No entanto, na maioria dos casos não o utilizamos corretamente e isto pode levar a problemas. Assim para quem utiliza o Gmail com muita frequência há um conjunto de coisas que tem mesmo de saber para tudo correr bem e sobretudo conseguir obter os melhores resultados. É exatamente isso de que vamos falar a seguir. Ou seja, tudo o que tem de saber antes de voltar a enviar um email no Gmail.
Gmail: tem de saber isto antes de voltar a enviar um email!
Anular o envio de um email
Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não querÃamos ou porque no segundo a seguir verificámos que algo estava errado. Felizmente existe uma forma de resolver todos estes problemas. No entanto, requer um ajuste no Gmail.
A definição por defeito do Gmail para isto são cinco segundos. Ou seja, é muito pouco tempo para agirmos. No entanto, é possÃvel aumentar um pouco este tempo. Desse modo existe uma forma de aumentarmos esse tempo.
Assim abra a sua conta do Gmail aqui.
Depois vá à roda dentada e clique na opção Ver todas as definições.
Depois no separador Geral procure pela opção que diz Anular “Enviar”. O valor por defeito são cinco segundos. No entanto é bem mais seguro se o aumentar para 30 segundos.
De facto é uma coisa bastante simples mas que pode salvar a nossa vida se tivermos enviado um email e nos arrependemos.
Depois disto configurado como é que podemos anular o envio de email?
Nada mais simples. Quando enviamos uma mensagem através do Gmail surge uma pequena caixa de diálogo em baixo. Aà podemos ver a mensagem enviada ou anular. Caso esteja arrependido basta dar um clique em anular. E atenção que isto é diferente de uma função de resgatar que está presente no Outlook. É que caso se arrependa a outra pessoa não vai mesmo receber email nenhum. Para mim é sem dúvida muito útil aumentar-se este tempo.
Entretanto quando anula e mensagem é avisado de imediato.
De facto, vale a pena perdermos um minuto para fazermos esta alteração no Gmail e não termos mais problemas com arrependimentos.
Utilizar o modo confidencial para enviar um email no Gmail
O Gmail tem uma função muito importante que consiste numa espécie de modo confidencial. Graças a ele podemos controlar tudo o que se passa desde que enviamos uma mensagem e ela chega ao receptor.
O modo confidencial pode impedir que uma mensagem seja reencaminhada e impede que alguém imprima a mensagem ou descarregue os conteúdos. Outra coisa importante é que é possÃvel definir métodos de autenticação. Graças a eles para uma pessoa ler um email irá necessitar de um código que pode chegar por SMS.
Para além disso é possÃvel definir a mensagem para que se destrua ao fim de um tempo.
Para o fazer basta carregar no sÃmbolo do cadeado com um relógio e depois na nova janela definir a validade ou exigir um código secreto.
Ativar a confirmação de envio
Lance o Gmail no seu smartphone Android. Entretanto, as instruções são semelhantes no iPhone, por isso também as pode aplicar ao smartphone da Apple.
Depois carregue no menu hambúrguer no canto superior esquerdo.
Depois escolha a opção definições.
A seguir clique em Definições Gerais.
Depois deslize até confirmações de acção. Aà selecione a opção Confirmar antes de enviar.
Assim que esta opção estiver ativada vai surgir sempre uma caixa de confirmação antes de enviar um email. O mesmo pode ser feito antes de apagar um email ou arquivar.
Agendar o envio
É possÃvel agendar o envio para que nada falhe quando temos de enviar um email numa determinada altura.
Para esse efeito apenas temos de carregar na seta que está ao lado de enviar e escolhermos a opção Agendar Envio.
Assim o email fica preparado e é enviado na altura que escolhemos. Temos três opções predefinidas mas se darmos um clique em Escolher data e hora podemos definir todos os aspetos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!