Muitas pessoas já estão a testar o Windows 11 há algum tempo. Especialmente os insiders. Isto porque até aqui ainda não existia uma forma oficial de descarregar as imagens ISO do Windows 11. Assim quem o queria fazer tinha de criar a sua própria imagem através do UUP Dump. Agora a Microsoft acaba de disponibilizar as imagens ISO completas e oficiais do Windows 11. Isto é sem dúvida uma excelente notÃcia por isso descarregue já!
Windows 11: descarregue agora mesmo as imagens ISO oficiais
Ter uma imagem ISO é muito útil. Isto porque torna mais fácil a instalação numa máquina virtual ou para quem pretende começar do zero. Ou seja, sem fazer upgrade ao Windows anterior.
A build que está disponÃvel nas novas imagens ISO é a 22000, e mais especificamente a build 22000.132.
A imagem que descarregarem ainda não têm tudo mas tem quase. De facto, a única coisa mais importante em falta é o suporte para apps Android. Isto é algo que deve chegar nos próximos meses.
Embora não tenha de pagar nada para descarregar a imagem ISO precisa de uma licença para a ativar. Assim convém ter uma licença válida para o Windows 10 que possa ser utilizada nesta.
Descarregar é muito simples. Se já for um Windows Insider só tem de ir até esta página. Se não for tem de criar uma conta Windows Insider. Pode fazê-lo aqui.
Entretanto depois de descarregar a imagem ISO vamos explicar-lhe como a pode instalar.
Instalação
1. A primeira coisa que tem de fazer é definir as questões relacionadas com o idioma. Entretanto, podemos selecionar o formato da hora e da moeda, neste caso para português e o mesmo acontece com o teclado.
2. A seguir basta dar um clique no botão Install Now.
3. Agora e na nova janela terá de introduzir a chave. Se estiver a instalar por cima do Windows 10 ele irá reconhecer tudo automaticamente. Como fiz uma instalação de base é necessário introduzi-la. Também pode optar por o fazer mais tarde. Nesse caso tem de escolher a opção I don’t have a product key.
4. Na próxima janela clique em Next.
5. Agora na nova janela tem que dar atenção a algumas coisas. Se optar pela opção Upgrade vai poder manter o que tem no seu computador. É excelente para instalar por cima do Windows 10. Se por outro lado quer fazer uma instalação limpa então deve optar pela opção Custom. Nada da versão anterior será migrado para esta.
6. Agora deverá aguardar até que o processo de transferência de ficheiros fique concluÃdo.
E pronto agora que o Windows 11 está instalado no seu computador chegou a altura de configurarmos tudo. Vou explicar-lhe neste tutorial do Windows 11 o que deve selecionar e porquê. Entretanto um aparte. Vai reparar que a Microsoft teve muito cuidado com o design destas janelas. Tudo está mais apelativo e intuitivo.
7. Na nova janela escolha Portugal se for este o paÃs onde se encontra.
Configuração
8. Agora no esquema de teclado escolha Portuguese. Isto claro está se este for o seu esquema de teclado.
9. Se tiver outro layout de teclado pode configurá-lo na próxima janela. Na maioria dos casos não será necessário.
10. A seguir o Windows 11 vai verificar a existência de updates.
11. Agora terá de dar um nome à sua escolha ao PC.
12. Vamos prosseguir este tutorial do Windows 11 com mais uma opção. Na nova janela terá de indicar se isto é seu computador ou o da sua empresa. Vou partir do princÃpio que é o seu, uma vez que a maioria das pessoas não vão instalar a versão preview no computador da empresa. Assim escolha a opção Set up for personal use.
13. Agora é tempo de adicionar a sua conta Microsoft e terá mesmo de o fazer. Assim utilize os seus dados [email protected] ou outra qualquer associada à Microsoft juntamente com a password.
14. A seguir é convidado a introduzir um PIN. Algo que já acontecia no Windows 10.
15. Na nova janela terá de escolher se quer deixar que a Microsoft e as apps acedam à sua localização. Isto é mesmo uma decisão sua. Tecnicamente se ativar terá acesso a serviços personalizados se acordo com o local onde se encontra. Caso contrário, a Microsoft não vai ver onde está.
16. A próxima opção diz respeito ao Find My Device. Isto pode ser importante em caso de perda ou roubo. Assim se deixar o computador em qualquer lado vai poder encontrá-lo. Caso escolha No isto não será possÃvel.
17. A outra opção diz respeito ao envio de dados de diagnóstico para a Microsoft.
Pessoalmente considero que vale a pena ativar e fornecer as informações. Isto porque ajuda a Microsoft a resolver problemas.
18. A próxima opção neste tutorial do Windows 11 também recomendo ativar e está relacionado com o aparecimento de sugestões relacionadas com a sua utilização. Pode ser uma boa ajuda!
19. A próxima opção também ajuda a Microsoft a colocar o Windows 11 a funcionar melhor. Assim recomendo ativar.
20. O próximo ecrã está relacionado com uma questão que tem sido muito falada nos últimos tempos. A publicidade. Se selecionar sim a publicidade que receber vai estar relacionada com os seus gostos. Se selecionar não vai escolher publicidade menos relevante.
21. Chegou o momento de configurar o seu computador para aquilo que pretende fazer. Escolha a opção mais adequada.
22. Agora chegamos à questão da OneDrive. Se costuma utilizar no Windows 10 então ative. Se não quer guardar nada na Cloud e apenas quer deixar os ficheiros no computador então escolha a segunda opção.
23. Por fim tem a opção de testar gratuitamente as apps do Office com o Microsoft 365. Depois do teste fica a pagar 99 Euros por ano. Esta opção é inteiramente sua.
24. Agora é só aguardar que o processo de configuração chegue ao fim e poderá começar a utilizar o Windows 11.
E pronto agora é só aproveitar o Windows 11!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!