Caso não saiba, com o lançamento da nova geração de processadores Core 12000 por parte da Intel, além da troca de motherboard, vai também ter de trocar de cooler. É que a nova plataforma LGA1700 muda muita coisa, e como tal, não é compatível com as gerações passadas. (No entanto, algumas fabricantes de coolers estão a oferecer um kit de adaptação à nova plataforma!)
Pois bem, parece que no lado da AMD, que também vai ter uma mudança de plataforma, este problema simplesmente não existe.
AMD vai ter vantagem relativamente à Intel na nova geração
Portanto, caso não saiba, os processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 4 vão dar as boas vindas a uma plataforma completamente nova, de seu nome LGA1718, mais conhecida por AM5.
No entanto, parece que vamos ter compatibilidade com todos os coolers feitos a pensar para a plataforma AM4, que chegou originalmente ao mercado em 2017. Como é que sabemos isto? Tudo cortesia da fuga de informação por parte da Gigabyte, ou seja, informações 99% oficiais.
Infelizmente, nem tudo são boas notícias…
Apesar da mudança de socket, e de, finalmente, os pinos passarem para a motherboard, a verdade é que o mecanismo de retenção do processador vai continuar a ser exatamente o mesmo. O que garante a compatibilidade de virtualmente 100% dos coolers, mas também vai continuar a dar algumas dores de cabeça, quando o processador vier colado ao cooler, cada vez que decidiu desmontar a sua máquina.
A AMD vai chegar ao mercado depois da Intel!
Tudo isto é muito interessante, no entanto, enquanto a Intel vai lançar a sua nova gama de processadores ainda em 2021, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11 em Outubro~Novembro. A AMD vai lançar os seus Ryzen Zen 4 apenas no segundo ou terceiro trimestre de 2022.
Até lá, é muito provável que ainda exista uma gama de processadores Ryzen 6000, baseados na arquitetura Zen 3+.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já andava a fazer contas à vida? Partilhe connosco a sua opinião em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!