Caso não saiba, apesar da crise de produção ainda não ter terminado, a AMD já prepara o lançamento da sua nova geração de placas gráficas RDNA 3. Uma gama de produtos que deve chegar ao mercado no início de 2022, bastante tempo antes da nova geração da NVIDIA.
Ou seja, estamos a falar de um lançamento com muito potencial para a AMD, visto que a responsável pelas placas Radeon e processadores Ryzen, vai ter a possibilidade de impressionar o mercado com grandes números de performance, enquanto a NVIDIA continua a lidar com problemas de produção e adiamentos. (No entanto, é possível que até ao fim do ano, a NVIDIA opte por lançar uma gama RTX 30 Super, à semelhança do que fez com a gama RTX 20).
Mas vamos ao que interessa.
A nova geração de placas gráficas RDNA 3 da AMD vai ter outra novidade
Portanto, a AMD está a preparar lentamente, mas com bom progresso, o lançamento da sua nova gama de placas gráficas baseadas na arquitetura RDNA 3. Que além de introduzir um design capaz de meter mais que uma unidade de processamento no mesmo pacote, e de ser baseado num processo de produção completamente novo, também vai apostar em nova conectividade.
Afinal, enquanto a atual gama de placas da AMD e da NVIDIA apostam na saída de imagem DisplayPort 1.4, a nova geração da AMD já vai apostar no muito mais avançado standard DisplayPort 2.0.
O que muda?
É bastante simples, vamos ter um aumento muito significativo na velocidade de envio de informação a partir da placa gráfica. Estamos a falar de 80 GB/s, o que por sua vez irá possibilitar 10K a 60Hz, ou dois monitores 4K a 144Hz cada um. Isto sem compressão, porque com alguns algoritmos de compressão à mistura, e podemos estar a olhar para resoluções simplesmente extraordinárias.
Entretanto, temos de esperar para ver o que a AMD tem para apresentar. Com algum anúncio marcado ainda para o final deste ano, ou o mais tardar, início do próximo. Até lá, não nos podemos esquecer que a Intel também está a preparar o seu próprio lançamento de placas gráficas, com a gama ‘Arc’.
2022 vai ser um ano muito interessante!