Como deve saber, a NVIDIA lançou uma nova gama de placas gráficas RTX 30, denominada de LHR, que basicamente traz uma nova e melhorada barreira contra a prática do mining, ‘cortando’ a performance em cerca de 50%, no mining de ethereum.
É uma limitação que apareceu primeiramente com a RTX 3060, e que claro, depois de ter sido ultrapassada, teve de ser melhorada, e aplicada diretamente no GPU, para realmente ter algum efeito no mercado.
No entanto, parece que a comunidade está lentamente a perceber como dar a volta à situação. As placas ainda não está completamente desbloqueada, mas já estão a 70%.
A limitação da NVIDIA ao mining está a começar a cair!
Portanto, a última versão do NBMiner, um tipo de software pensado para ajudar os utilizadores a minar Ethereum, já é capaz de restaurar a performance de toda a gama de placas RTX 30 até aos 70% da sua capacidade original.
Sim, estamos a falar das RTX 30 LHR (Lite Hash-Rate), gama composta pelas RTX 3080, RTX 3070, RTX 3060 Ti e RTX 3060. As mais recentes RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti têm a mesma exata limitação! Mas não têm a nomenclatura LHR, porque foram lançadas após o anúncio, por isso, não existe necessidade de as diferenciar.
Como é que isto funciona?
Aparentemente, o NBMiner é capaz de trabalhar ao “fugir” das limitações da gama LHR, sendo o primeiro software capaz de aumentar o desempenho destas placas gráficas no mundo do mining. Dito tudo isto, ainda é cedo para sabermos que se vai ser possível ‘destrancar’ todo o potencial destas placas. E claro, a NVIDIA pode ser sempre dar alguns toques nas drivers. Mas uma coisa é certa… Isto é algo realmente interessante, que pode chamar mais devs, e rapidamente se espalhar pela comunidade de mining.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pensava que a jogada da NVIDIA tinha morto o “dragão’? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!